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19 abril, 2011

GS1 Brasil abre inscrições para cursos gratuitos em maio [Portal Logweb]

A GS1 Brasil, no [dia 17 do] mês de maio, dará dois cursos gratuitos com duração de 3h30min cada, realizados na sede da rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017, 14ª andar, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

09h00 às 12h30: Código de Barras e a Identificação de Produtos Comerciais
Como funciona a criação e aplicação de um código de barras, assim como as regras de garantia de qualidade do processo. Inclui regras para atribuição de códigos, estruturas numéricas e requisitos técnicos para a correta construção e utilização do código de barras como: cores e tamanhos para cada tipo de produto e aplicação. A tecnologia permite total controle de entrada e saída de produtos de um estabelecimento comercial, além de facilitar os processos de vendas para as lojas de varejo. Atualmente, poucos são os estabelecimentos comerciais que adquirem produtos no mercado sem a identificação de código de barras. Útil para profissionais e estudantes das áreas de logística, transporte, armazenamento, sistemas, controle de produção, desenvolvimento de embalagens, administrativa, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços em automação e áreas correlacionadas.

13h30 às 17h00: Introdução ao Comercio Eletrônico - GS1 EANCOM e XML
Serão apresentadas aos participantes as partes constituintes do e-commerce/EDI de forma simples. O objetivo é ilustrar o cenário atual do e-commerce, focando processos interempresariais e abordando tendências e a importância de um padrão mundial em um contexto automatizado e globalizado. O EANCOM, padrão de EDI, é uma ferramenta essencial para agilizar o fluxo de informações no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Útil para profissionais e estudantes das áreas de logística, negócios e tecnologia da informação, profissionais em geral interessados em e-commerce e EDI. Não é necessário ter conhecimento prévio de EDI.

Fonte: Portal Logweb; disponível em http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/26098/gs1-brasil-abre-inscricoes-para-cursos-gratuitos-em-maio ; acesso em 18/04/2011.

18 abril, 2011

Marketing também precisa de logística [Portal Webtranspo]

Caro leitor, quando você pensa no processo de desenvolvimento de uma promoção ou publicidade, seja ela qual for, imagina que é necessário realizar uma operação logística para que a ação alcance seus objetivos? Não? Pois saiba que muitas vezes isso é necessário e que já existem empresas se especializando no atendimento deste tipo de demanda.
Trata-se de corporações cuja meta é atender a um público que busca um serviço diferenciado, conhecido como “logística promocional”. Para ter uma ideia do tamanho deste mercado, números da Ampro (Associação de Marketing Promocional) revelam que a cada ano as ações promocionais movimentam aproximadamente US$ 1 bilhão.
Considerado um mercado novo – ganhou representatividade nos últimos anos, em iniciativas como as dos mamíferos da Parmalat -, o nicho tem como principais clientes empresas do setor alimentício, vestuário e beleza.
“Qualquer folheto, banner ou produto que será distribuído ao cliente precisa de logística, necessita de uma empresa para levar até o ponto de venda, por exemplo. Não há uma ação com sucesso sem uma operação bem estruturada”, argumenta Flavio Augusto Abrunhoza Filho, diretor geral da Autlog, empresa fundada há um ano com a meta de atender este nicho de mercado.
Sendo assim, na opinião do executivo, o sucesso da empresa está diretamente atrelado ao êxito do cliente. “É crucial que tudo seja feito dentro do prazo, pois muitas vezes as ações são feitas apenas durante um período. Já imaginou uma promoção acontecer sem o material de divulgação chegar às mãos de quem interessa ou um ponto de venda sem a comunicação visual necessária? Sem ações eficazes você pode perder o cliente”, pondera.
De acordo com o executivo, este é um mercado estável. No entanto, em alguns períodos do ano a demanda tende a subir. “Em geral, não há oscilações. Ocorrem algumas ocasiões que a demanda é maior como a páscoa, o dia das crianças, o Natal e o dia dos namorados”, explica.

Crescimento de 300%
Apostando na conquista de novos e grandes clientes, a Autlog prevê um crescimento de 300% neste ano. Segundo Abrunhoza Filho, até dezembro, o faturamento da companhia será de R$ 20 milhões. No mesmo período do ano passado, havia sido de R$ 8 milhões.Novos parceiros comerciais devem garantir bom resultado.
Prestadora de serviços de armazenagem, manuseio e montagem de kits, distribuição aérea, rodoviária, logística reversa, positivação e pesquisa de materiais no PDV (Ponto de Venda), a empresa diz que este segmento tem se revelado muito promissor.
“Em quatro meses, participamos de sete concorrências, vencemos todas. Por isso, temos a convicção de que conquistaremos este resultado”, garante. Além disso, a previsão da companhia é que nos próximos anos os resultados sejam ainda maiores.
Segundo o executivo, o Brasil vai produzir muito material promocional por conta da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. “Todo mundo vai querer preparar uma ação voltada para estes eventos e isso impulsionará muito o mercado de logística”, prevê.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/logistica/21912-marketing-tambem-precisa-de-logistica ; acesso em 03/04/2011.

04 abril, 2011

Stress Test for the Global Supply Chain [The New York Times]

TONY PROPHET, a senior vice president for operations at Hewlett-Packard, was awakened at 3:30 a.m. in California and was told that an earthquake and tsunami had struck Japan. Soon after, Mr. Prophet had set up a virtual “situation room,” so managers in Japan, Taiwan and America could instantly share information.
Mr. Prophet oversees all hardware purchasing for H.P.’s $65-billion-a-year global supply chain, which feeds its huge manufacturing engine. The company’s factories churn out two personal computers a second, two printers a second and one data-center computer every 15 seconds.
While other H.P. staff members checked on the company’s workers in Japan — none of whom were injured in the disaster — Mr. Prophet and his team scrambled to define the impact on the company’s suppliers in Japan and, if necessary, to draft backup plans. “It’s too early to tell, and we’re not going to pretend to predict the outcome,” Mr. Prophet said in an interview on Thursday. “It’s like being in an emergency room, doing triage.”

Continua...

Fonte: The New York Times; disponível em http://www.nytimes.com/2011/03/20/business/20supply.html?pagewanted=1&_r=2 ; acesso em 03/04/2011.

28 março, 2011

Infraestrutura de escoamento não acompanha ritmo da safra no RS [Portal G1]

A produção agrícola do Rio Grande do Sul não para de crescer, só que a infraestrutura para escoar a safra não acompanha o mesmo ritmo.
Nas lavouras de soja, a produção promete ser uma das melhores dos últimos anos. O grão vai direto para as cooperativas, onde é preciso gente para fazer a carga, descarga e classificação. Apenas em uma, 170 vagas temporárias foram abertas. “Até o mês de maio teremos um aumento de 30% no quadro de funcionários”, disse Ivan Dietrich, gerente da cooperativa.
Em uma cerealista o cenário é o mesmo. O número de vagas este ano é 25% maior que a safra passada. A dificuldade tem sido encontrar mão de obra. Das 100 vagas, 40 ainda não foram preenchidas. “No período de safra não tem sábado, não tem domingo e trabalhamos até tarde da noite”, explicou Andreia Teixeira, supervisora de desenvolvimento.
Outro problema é o gargalo para escoar a produção. O aumento na produção da soja e a coincidência da colheita em outros estados fizeram crescer a procura por transporte. Com menos caminhões disponíveis, o preço do frete subiu 15% em um ano. Hoje, a tonelada custa R$ 55.
A transportadora de Júlio Ferreira, em Cruz Alta, noroeste do Rio Grande do Sul, embarca 150 carretas com grãos por dia com destino ao Porto de Rio Grande, também no estado gaúcho. Mas a frota é insuficiente para dar conta da demanda.
Na tentativa de driblar a precariedade da infraestrutura, Vitor Marasca adquiriu 15 veículos. Mesmo assim terá que continuar terceirizando o serviço. O impacto aparece no bolso. Em média, de cada 10 sacas de soja, uma é consumida pelo frete. A saída seria o transporte ferroviário, que historicamente custava 10% a menos, só que o número de vagões é limitado e o preço agora equivale ao do rodoviário. “Todo ano nós temos o mesmo problema. No início da safra some o transporte ferroviário e o rodoviário tem que assumir a responsabilidade e fazer o trajeto até Rio Grande, o que além de mais demorado, é muito mais caro”.
Segundo a América Latina Logística, responsável pelo transporte ferroviário, a empresa trabalha com 350 vagões por dia, o que seria a capacidade do Porto de Rio Grande. Já o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, diz que há espaço suficiente para receber até o dobro do número de vagões que hoje chegam ao local.

Fonte: Portal G1; disponível em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/infraestrutura-de-escoamento-nao-acompanha-ritmo-da-safra-no-rs.html ; acesso em 28/03/2011.

24 março, 2011

Aspectos a considerar na definição do layout de um centro de distribuição

A definição do layout de um centro de distribuição deve levar em consideração uma série de aspectos. Em matéria da revista Logweb, especialistas da área destacam:
1. Operacionalidade do CD - conhecer finalidade e objetivos das instalações;
2. Paletes - conhecer se a carga será recebida paletizada, em quais dimensões e quais os tipos de paletes;
3. O melhor modo de armazenar o material - saber a quantidade de paletes de cada material a ser armazenado;
4. Giro do CD - saber em quanto tempo o material entrará e sairá do armazém;
5. Filosofia de venda dos produtos - conhecer se o material será recebido e expedido fracionado ou em caixas fechadas;
6. FIFO, LIFO, FEFO e a necessidade de seletividade dos paletes no CD - evitar a perda de material por prazo de validade; FIFO: primeiro que entra e primeiro que sai; LIFO: último que entra e primeiro que sai; FEFO: primeiro a expirar e primeiro que sai;
7. Áreas para recebimento e expedição de mercadorias - conhecer os volumes a serem recebidos e expedidos a fim de evitar o sub ou superdimensionamento destas áreas;
8. Modulação dos pilares do prédio - conhecer as limitações da edificação a fim de otimizar o aproveitamento dos espaços disponíveis;
9. Equipamentos de movimentação e sala de baterias - definir capacidade de carga, raio de giro, altura de operação, velocidade, autonomia, entre outros;
10. Qualidade do piso do CD - conhecer a carga dos paletes, altura e capacidade das estruturas verticais;
11. Tipos de estruturas de armazenagem e equipamentos complementares - a escolha da estrutura deve considerar muitos dos aspectos acima listados e a partir desta definir o layout de instalação (vide tabela com tipos de estruturas de armazenagem).


Referências: Revista Logweb, "Estruturas de armazenagem: em busca do layout perfeito", edição 97; disponível em http://www.logweb.com.br/novo/revista/edicoes/ ; acesso em 13/03/2011.

14 março, 2011

Grupo Pão de Açúcar inaugura novo CD de Pescado em São Paulo [Portal Newtrade]

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou em março um Centro de Distribuição (CD) de Pescado no Estado de São Paulo. O novo CD vai trabalhar com melhores fluxos internos, áreas definidas e um tratamento especial do produto.
O novo CD de pescado assume uma centralização na Logística da Companhia. Com um modelo de distribuição de fluxo constante, a CD de Pescado tem uma área de 2.500 m², instalações moderna, climatizada e cerca de 70 colaboradores. A novidade está localizada na Av. Dr. Alberto Jackson Byinton, 2990 – Vila Menk – Osasco, SP.
Será capaz de expedir diariamente 50 toneladas de pescado em média e 1.100 toneladas/mês, O novo espaço irá atender 195 lojas do Grupo Pão de Açúcar de todo o Estado. O centro de distribuição conta com a certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), além disso, os novos processos permitirão a maior rastreabilidade dos produtos.
“A peixaria ganha cada vez mais destaques nas vendas do grupo Pão de Açúcar. Importamos pescados frescos e congelados do mundo inteiro e somos os maiores importadores de bacalhau do Brasil. Aumentamos a variedade de produtos exclusivos, como patas de king crab, beijupirá, pirarucu e sardinha norueguesa e portuguesa. E o mercado se mostra com apetite para consumir mais neste ano. Em 2010, a peixaria do GPA registrou aumentos na ordem de 18% nas vendas se comparado a 2009. Também estamos bastante otimistas para Páscoa deste ano devido ao consumo aquecido”, conta o diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Henrique Pereira.
“Esse Centro de Distribuição surge para reforçar ainda mais a qualidade e frescor dos pescados aos clientes e suprir a demanda que cresce consideravelmente” informa Sergio Biagioli Diretor da Cadeia de Suprimentos do Grupo Pão de Açúcar. Lembra ainda que o primeiro CD de Pescado do Grupo, em São Paulo, foi inaugurado em 2004, e atendia apenas 10 lojas com 4 toneladas por dia. Ao longo dos anos, o centro foi se modernizando e a capacidade foi aumentada. Hoje, o novo CD de Osasco abastece 195 lojas com mais de 50 toneladas de peixe em média.

Fonte: Portal Newtrade; disponível em http://www.newtrade.com.br/noticia_interna.php?id=1832 ; acesso em 10/03/2011.

Nota: A operação de um CD de produtos secos já não é simples;a operação de um CD para refrigerados e congelados é ainda mais complexa. Percebo que nos últimos anos, a evolução dos equipamentos e da tecnologia para movimentação, armazenagem e transporte tem contribuido para o aumento da implantação de CD's para atendimento destas demandas. Há pouco tempo, criar uma operação deste porte siginificava muitos riscos e custos relevantes que, muitas vezes, tornavam o projeto inviável. Porém, hoje percebemos uma realidade diferente, conforme demonstrado no relato acima.

02 março, 2011

Gargalos logísticos e de transporte exigem investimentos de R$ 11,5 bilhões para Santa Catarina seguir crescendo, aponta estudo [Noticenter]

Cerca de R$ 11,5 bilhões desviam Santa Catarina do caminho do desenvolvimento econômico. Este é o valor mínimo que o Estado precisa investir em obras de infraestrutura logística e de transporte para superar gargalos que emperram um crescimento sustentável e ainda maior, de acordo com o Plano CNT de Transporte e Logística 2011, divulgado na última semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O documento, que traz um retrato atualizado da situação da infraestrutura logística do país, sugere uma série de projetos essenciais nos segmentos rodoviário, aquaviário, ferroviário, aeroportuário e de transporte urbano. As medidas visam, principalmente, preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Leia matéria na íntegra no Noticenter: http://www.noticenter.com.br/noticia/?COD_NOTICIA=14008 .

Fonte: Noticenter; disponível em http://www.noticenter.com.br/ ; acesso em 27/02/2011.

28 fevereiro, 2011

Jungheinrich Apresenta Sistema de Movimentação sem Operador [Revista Mundo Logística]

O "Auto Pallet Mover" (APM) é uma solução automatizada desenvolvida para se mover independentemente dentro de um armazém. A principal aplicação para esta solução inteligente é lidar com as rotinas de armazenamento - da chegada da mercadoria ao armazenamento nas estruturas de armazenagem. A matriz do grupo Jungheinrich irá realizar o lançamento mundial desta solução inovadora em uma coletiva na CeMAT Hannover 2011. O APM proporciona um grande aumento na produtividade.
O sistema do APM não assegura apenas um planejamento de rota adequado, mas também otimiza este fluxo. Diversos recursos de segurança do sistema garantem que as operações trabalhem livre de colisões e com segurança garantida em todos os ambientes. O APM pode ser operado como uma solução separada, com seu próprio sistema de gerenciamento, ou integrado ao sistema já existente.
Jungheinrich se destaca entre as empresas líderes em manuseio de equipamentos e soluções logísticas, oferecendo a seus clientes uma extensa linha de empilhadeiras, transpaleteiras, estruturas de armazenagem, locação e assistência técnica

Fonte: Site Revista Mundo Logística; disponível em http://www.mundologistica.com.br/posts/list/446.page ; acesso em 20/02/2011.

21 fevereiro, 2011

Impactos do Decreto Federal 7.404/10 que regulamenta a Lei Federal 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos [Logística Reversa Pro]

Passados mais de 90 dias da publicação da lei Federal 12.305/10, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, foi publicado, em 23 de dezembro de 2010, o decreto Federal 7.404/10, que regulamentou a referida lei por meio da instituição de normas cuja finalidade é viabilizar a aplicabilidade de seus instrumentos.
Vale destacar que o recente decreto, além de regulamentar a lei, criou o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, tendo, ambos, o propósito de apoiar a estruturação e implementação da lei mediante a articulação dos órgãos e entidades governamentais. O Comitê Orientador tem o objetivo de “estabelecer a orientação estratégica da implementação de sistemas de logística reversa”, definindo prioridades e cronogramas, além de avaliar e aprovar estudos, diretrizes, necessidades e medidas.
Segundo o artigo 5º do decreto, a responsabilidade pela eficácia da Política Nacional dos Resíduos Sólidos recai sobre todos os integrantes da cadeia que proporcionam ou ajudam na geração dos resíduos. Ou seja, além da responsabilidade atrelada às pessoas físicas e jurídicas ligadas à fabricação, importação, distribuição, comercialização, limpeza e/ou manejo, o referido decreto, específica e corretamente, mantém a determinação contida na lei 12.305/10 e impõe, aos próprios consumidores, desde que estabelecido o sistema de coleta seletiva ou sistema de logística reversa no respectivo município, a responsabilidade pelo correto e diferenciado acondicionamento dos resíduos sólidos gerados, disponibilizando os reutilizáveis e recicláveis de forma ordenada para coleta ou devolução.
De fato, não é de se estranhar que uma das grandes preocupações do setor empresarial trazida pela lei tenha sido a logística reversa. Isso porque, em que pese sua inquestionável importância ambiental, não são efetivamente conhecidos os custos de implementação deste procedimento por ele ser consideravelmente recente. Tampouco é conhecida a magnitude das providências a serem adotadas para seu efetivo cumprimento.
Assim, o decreto Federal 7.404/2010, proporcionando maior clareza ao procedimento em referência e cumprindo sua incumbência constitucional para fiel execução da lei, indicou os instrumentos para implementação e operacionalização da logística reversa. São eles os acordos setoriais, os regulamentos expedidos pelo Poder Público e os termos de compromisso, devendo, todos, ser previamente avaliados pelo Comitê Orientador.
O decreto abrange, ainda, as diretrizes para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, a possibilidade de participação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis nos procedimentos de coleta, a previsão dos planos nacional, estaduais, regionais e municipais para a gestão dos resíduos. Isso entre outros procedimentos e providências interligados ao tema, além de indicar hipóteses de dispensa ou minimização do plano de gerenciamento de resíduos sólidos quando se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte.
Com estas e outras consideráveis determinações, o decreto Federal 7.404/10 confere aplicabilidade à lei Federal 12.305/10. E, assim, busca implementar procedimentos e providências que garantam maior equilíbrio ao meio ambiente e diminuam o impacto sofrido em decorrência do imensurável volume de resíduos sólidos gerados por uma sociedade cada vez mais dependente de bens industrializados.
Autor: Felipe Ortiz

Fonte: Logística Reversa Pro; disponível em http://logisticareversapro.com.br/blog/?p=500 ; acesso em 15/02/2011.

Nota: Dada sua importância e seu impacto na cadeia de suprimento, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem sido discutida em diversos artigos e reportagens. É importante estarmos atentos ao que está acontecendo, pois suas determinações influenciarão as decisões e ações dos profissionais de logística.

15 fevereiro, 2011

Infraero lança novo site da área de Logística de Carga [Revista Mundo Logística]

A Infraero já disponibilizou no portal da empresa (http://www.infraero.gov.br/) o novo site da área de Logística de Carga (Infraero Cargo). Com novo formato, o site da Infraero Cargo está mais atrativo a clientes e demais usuários, além de contar com mais informações sobre a atividade de Logística de Carga da Infraero.
Segundo o superintendente de Logística de Carga, Ednaldo Santos, o principal foco é a satisfação dos clientes da Infraero. "Iniciamos um trabalho de pesquisa constante com o objetivo de oferecer um site completo, de forma que para todo e qualquer assunto que o importador ou exportador deseje consultar tenha como sua primeira opção o site Infraero Cargo", declarou Ednaldo.
A nova versão traz temas que vão desde curiosidades - como o histórico da criação da Rede de Terminais de Logística de Carga (Teca), marcado pela inauguração do primeiro Terminal de Cargas em 1974, em Curitiba (PR) - bem como boletins estatísticos mensais com a movimentação de cargas nos Terminais e dados gerais sobre o comércio exterior brasileiro.
Com o novo site, os clientes também têm acesso a todos os rankings de eficiência logística dos aeroportos nos quais o Programa de Eficiência já foi implantado. Para manter os parceiros e clientes informados, o novo projeto veicula edições do periódico "Negócios de Carga", informativo eletrônico que divulga, desde 2009, as principais notícias mensais da Rede Teca.

Serviços e Facilidades
O site também disponibiliza as principais legislações sobre comércio exterior, incluindo portarias, resoluções e Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal (SRF). Foram relacionados ainda links para portais de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos e o site oficial do Mercosul.
De modo transparente, os leilões de cargas em perdimento promovidos pela SRF também são divulgados no site Infraero Cargo, informando as datas e locais dos eventos.
Para facilitar o contato dos clientes com a Rede de Logística de Carga da Infraero, foi disponibilizada, no site, uma lista de e-mails de cada um dos 34 Tecas. O usuário também pode se comunicar diretamente com a sede da Infraero, em Brasília, por meio do endereço eletrônico infraerocargo@infraero.gov.br .

Fonte: Informativo Revista Mundo Logística; disponível em http://www.mundologistica.com.br/posts/list/437.page ; acesso em 13/02/2011.

08 fevereiro, 2011

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e os ajustes na cadeia de suprimento

Após quase 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, foi instituída no dia 02 de Agosto de 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010, que tem origem no Projeto de Lei 354/1989. O artigo 33 da nova lei trata da logística reversa, garantindo mecanismos de retorno e responsabilidade compartilhada, sendo implementada de maneira individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Fabricantes, distribuidores e comerciantes ficam obrigados a recolher e destinar para a reciclagem as embalagens de plástico, papelão, de vidro e as metálicas usadas.
Cabe aqui recordar o conceito de logística reversa apresentado pelo Prof. Paulo Roberto Leite, um dos maiores estudiosos do assunto no país: “A Logística Reversa é uma nova área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo e de imagem corporativa, entre outros.”
A lei também fala da importância da redução da geração de resíduos na origem, da reciclagem e estimula a participação dos catadores no processo de destinação final dos mesmos, além de determinar a proibição dos lixões no prazo de 4 anos.
Devem cumprir a lei todas as empresas, as administrações públicas (federais, estaduais e municipais) e os cidadãos. As empresas que deixarem de cumprir as determinações legais estão sujeitas à autuações e à multas.
Assim, temos aqui uma lei que envolve os diferentes atores da cadeia de suprimento (fornecedores, fabricantes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores), compartilhando entre estes a responsabilidade pelo seu cumprimento. No momento, por tratar-se de algo relativamente recente, ainda estuda-se como cumpri-la e como compartilhar também os custos envolvidos nestas operações.
Mais que isso, o atendimento à Lei 12.305/2010 exige o redesenho da cadeia produtiva, pois o fluxo reverso (do consumidor para o fabricante) passa a ter maior volume, deixando de ser apenas informacional e eventualmente físico, para tornar-se contínuo tanto informacional quanto fisicamente, pois todo produto que sair da indústria levará consigo material ou embalagens que continuarão a ser responsabilidade do fabricante e não poderão ser perdidos de vista.
Para a elaboração desse novo desenho da cadeia de suprimento, entendemos que o ponto de partida seja a análise detalhada do fluxo atual e a identificação dos pontos e interfaces que possam ser utilizados também para o fluxo reverso. Por exemplo, utilizando o varejo como pontos de consolidação de embalagens para posterior retorno aos distribuidores e fabricantes.
Enquanto não temos informações de operações montadas baseadas na nova Lei, registramos o exemplo da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp e Consul, que já investiam em novas maneiras de praticar a logística reversa. A empresa montou uma divisão da fábrica, em Joinville (SC), especializada em desmontar refrigeradores e aparelhos de purificação de água. Como a empresa não possui um sistema de coleta, os eletrodomésticos velhos chegam à fábrica por meio de uma ação realizada pela concessionária de energia elétrica da região. Desde 2005, esse sistema resultou na recuperação de três mil toneladas de componentes, como aço, plástico e gases de refrigeração.

Referências:
- A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a gestão de resíduos industriais na área tecnológica. Informativo CREA-SC, ano 9, n. 73, Novembro-Dezembro/2010.
- Parâmetros ambientais. Revista Distribuição, ano 18, edição 214, Novembro/2010.
- LEITE, Paulo R. Logística Reversa. Disponível em http://meusite.mackenzie.com.br/leitepr/conceitos.htm ; acesso em 06/02/2011.

Autor: Israel S. Grüdtner - Fevereiro/2011

Leia também: Logística Reversa ; Falta de logística reversa rende multas [Portal Webtranspo] .

31 janeiro, 2011

Vendas de caminhões podem atingir 181,6 mil unidades em 2011 [Portal Newtrade]

O ano que acabou de terminar foi de muita prosperidade para o setor automobilístico. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (5/1), todos os segmentos obtiveram dados positivos no período, fechando o ano com 5.444.387 unidades em 2010, ante 4.842.736 unidades no ano anterior, numa alta de 12,42%.
“O bom desempenho da economia brasileira, com taxas de juros atrativas, prazos acessíveis para pagamentos, fluxo abundante de recursos para financiamentos, bem como o maior poder de compra dos consumidores, estimularam as vendas de veículos em 2010”, afirmou Sergio Reze, presidente da Fenabrave.
Para o setor de distribuição e entrega mais uma boa notícia. As vendas de comerciais leves e de caminhões tiveram o melhor desempenho da história do levantamento. Segundo a Fenabrave, o volume de vendas de automóveis e comerciais leves registrou um aumento de 10,63%, alcançando 3.329.170 unidades no acumulado de 2010.
Já o mercado de caminhões registrou números mais expressivos, se comparado com os acumulados de 2010 e 2009. Foram vendidos 157.633 caminhões no ano passado, ante 109.143 unidades no mesmo período de 2009, uma alta de 44,43%. Comparando com o resultado de dezembro com novembro, o setor apresentou evolução de 19,85%. Foram emplacadas 17.478 unidades em dezembro, contra 14.583 unidades no mês anterior.

Expectativa para 2011
Para 2011, a previsão é de crescimento de 5,20% para o setor automobilístico (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos), de acordo com as estimativas da MB Associados, consultoria econômica parceira da Fenabrave. As vendas de veículos devem chegar a 5.595.722 unidades. Só automóveis e comerciais leves devem contabilizar 3.468.995 unidades comercializadas, num crescimento de 4,20% em relação a 2010.
Porém, as vendas de caminhões podem chegar a 181.593 unidades, atingindo alta de 15,20% e os ônibus a 31.234 unidades (10,30%). Já a evolução das motos pode atingir 6,10%, totalizando 1.913.900 unidades.

Fonte: Portal Newtrade; disponível em http://www.newtrade.com.br/noticia_interna.php?id=1555 ; acesso em 23/01/2011.

Nota: Iniciamos 2011 com ótimas expectativas. Das vendas de veículos ao comércio eletrônico, praticamente todos os setores apontam crescimentos significativos. Mais oportunidades para os profissionais da logística!

27 janeiro, 2011

Itapoá: adendo para a logística de SC [Portal Webtranspo]

Após 18 anos no papel, o Porto de Itapoá foi inaugurado na última quinta-feira, 23. O novo empreendimento portuário do Sul do Brasil promete impulsionar a economia de Santa Catarina.
A unidade privada de uso misto, de propriedade da Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e da Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd), será destinada à movimentação de contêineres.
O novo porto, segundo o Conselho de Administração portuária de Itapoá, terá grande abrangência regional e no mercado do Mercosul e permitirá intensificar o atendimento no transporte de longo curso com a cabotagem.
A unidade também recepcionará navios de grande porte que atenderão o comércio exterior brasileiro, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e será um porto de conexão para os complexos portuários do Uruguai e Argentina.
“A concretização deste sonho foi graças ao espírito empreendedor dos acionistas e investidores, à dedicação de centenas de profissionais e ao apoio da sociedade e dos governos municipal, estadual e federal, que abraçaram o projeto, antevendo as possibilidades de desenvolvimento para a região e para o País”, comentou Hildo Battistella, presidente do Conselho de Administração.
Berço de atracação em Itapoá não imperdirá urbanização da praiaCom investimentos de R$ 475 milhões, provindos da Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e da Petros (Fundação Petrobrás de Seguridade Social), o porto possui uma ponte de acesso com 230 metros de comprimento, um cais de 630 metros de extensão, pátio com área de 136 mil metros quadrados – com expansão para 500 mil metros quadrados nos próximos anos – e nove mil metros quadrados de edificações administrativas e de apoio.
O porto catarinense movimentará 350 mil contêineres por ano. Após a conclusão das obras da segunda fase, terá capacidade para 600 mil contêineres ou um milhão de TEUs por ano.
Carga: acesso exclusivo para caminhões
O projeto de Itapoá primou pela construção e pavimentação da via de acesso entre o trevo do Barreiro (ligação com a rodovia SC-415) e o porto, passando pela Estrada Municipal José Alves (Estrada da Jaca) e ligando com a orla, por meio da rua 2.850.
Ainda em andamento, a obra terá 7,6 km de extensão e permitirá direcionar o tráfego de veículos pesados ao Porto, sem conflitos com o tráfego urbano. Para isso, a estrada já existente na região será alargada dos oito metros para 16,5 metros.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/logistica/20874-itapoa-adendo-a-logistica-catarinense ; acesso em 27/12/2010.

24 janeiro, 2011

Comboio de tonéis de cerveja complica o trânsito no Canadá [Portal G1]

Carga provocou o fechamento de rodovias entre porto e fábrica em Toronto.Tonéis importados da Alemanha vão ser usados na fermentação da bebida.


Fonte: Portal G1; disponível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/comboio-de-toneis-de-cerveja-complica-o-transito-no-canada.html ; acesso em 09/01/2011.

Nota: São incríveis as operações de transporte de cargas especiais. Vale o registro.

17 janeiro, 2011

Lojas virtuais registram vendas acima de R$ 2 bilhões no Natal [Portal Newtrade]

O natal fez as vendas de final de ano crescerem no e-commerce brasileiro. De acordo com a e-bit, empresa especializada no setor, entre 15 de novembro e 24 de dezembro foram movimentados 2,2 bilhões de reais em vendas de bens de consumo, no País.
Esse valor representa um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período de 2009, quando o faturamento para a data sazonal foi de R$ 1,6 bilhões. Ao todo, foram realizados mais de 6 milhões de pedidos no mesmo intervalo de tempo.
Para o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, o natal trouxe bons frutos para o setor, em 2010. “Mais uma vez notamos uma franca evolução do e-commerce no natal. Essa data é uma grande aliada para o setor, contribuindo com grande fatia do faturamento. Por essa razão, em 2010 exaltamos o melhor natal de todos os tempos no comércio eletrônico”, declara o executivo.
De acordo com Guasti, a demanda de compras do período natalino gerou necessidade de planejamento e investimento em estrutura e logística, por parte dos e-lojistas. “O volume de pedidos nessa época é intenso, já que as pessoas têm o hábito de dar muitos presentes, tanto para amigos, quanto para familiares. Notamos também que o e-consumidor está cada vez mais confiante em comprar produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, eletrônicos e informática”, explica.
A categoria campeã de vendas foi Eletrodomésticos, seguida por Informática e Saúde, Beleza e Medicamentos. Livros e Eletrônicos ficaram na quarta e na quinta colocação, respectivamente, completando o ranking de volume de pedidos para o referido período.
O tíquete médio para a data ficou em R$370. Já o pico das vendas natalinas ocorreu no dia 14/12, onde foram realizados mais de 224 mil pedidos. No ano passado, o auge de vendas ocorreu no dia 16/12, com mais de 150 mil pedidos.

Fonte: Portal Newtrade; disponível em http://www.newtrade.com.br/noticia_interna.php?id=1534 ; acesso em 03/01/2010.

Imagem disponível em http://empautaufs.wordpress.com/category/economia/page/2/

21 dezembro, 2010

Férias do Armazena e Movimenta

O Armazena e Movimenta entra em férias a partir desta data e retorna em 17 de janeiro de 2011.

Aproveitamos para agradecer a vocês que nos prestigiaram ao longo de 2010, visitando o Blog ou nos seguindo no Twitter. Temos certeza de que cada post ou tweet e os respectivos comentários dos leitores e retweets estão de alguma forma contribuindo para a disseminação de informações sobre logística, que é a missão do blog. Daremos continuidade na realização desta missão no próximo ano.

Feliz Natal e Excelente 2011!!

Forte abraço.

Israel.

20 dezembro, 2010

Infraestrutura ganha foco no PR [Portal Webtranspo]

Nos últimos meses, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) intensificou as licitações públicas no Estado do Paraná.
De acordo com informações do órgão, 17 editais estão em andamento desde o mês março. O valor destes projetos ultrapassa a cifra de R$ 620 milhões.
Já o número de editais previstos, entre licitações para obras, supervisões e projetos, é estimado em 65 nos próximos meses. Investimento esse, segundo o Dnit, vem ao encontro das necessidades em infraestrutura rodoviária para o Paraná, criando novas rotas para o tráfego e melhorando ou ampliando as já existentes.
“Com o apoio da nossa Diretoria Colegiada e das demais diretorias técnicas do DNIT em Brasília, conseguimos atender diferentes demandas no Estado, algumas delas reivindicadas há muito tempo”, diz José da Silva Tiago, superintendente regional.
Um exemplo disso é a licitação da BR-487, conhecida como Rodovia Boiadeira, na região Oeste do Paraná, que começou a sair do papel. Um trecho da estrada entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Guaraitava está com a licitação em andamento na fase de análise de propostas.
Implantação
A construção de um novo trecho da BR-158, entre Roncador e Palmital, no Oeste do Estado paranaense se encontra em fase de construção. A implantação prevê também a construção de uma ponte sobre o Rio Cantu, licitada separadamente. Após a conclusão das obras, a BR-158 se tornará uma alternativa para a interligação Sul – Sudeste e Sul – Centro Oeste do País.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/infra/20809-obras-sao-ampliadas-no-parana ; acesso em 20/12/2010.