Páginas

05 fevereiro, 2012

Agricultura do PR passa por Paranaguá [Portal Webtranspo]

Os agricultores paranaenses optaram pelo porto de Paranaguá para exportar sua produção, tanto é que passaram por lá, 77% da soja em grão, 81% do milho, 72% do trigo e 95% do açúcar da safra 2010-2011 do Estado. Estes produtos ajudaram o terminal a registrar o recorde de 41 milhões de toneladas movimentadas no período. O resultado também fez com que o porto chegasse à participação de 25% do transporte brasileiro de cargas no complexo soja (grãos, farelo e óleo), superando Santos (SP) e Rio Grande (RS).
“Este resultado reflete a atenção que dedicamos aos produtores paranaenses neste ano, buscando novos parceiros, oferecendo estabilidade para novos projetos. Assim recuperamos parte das cargas que haviam migrado para Estados vizinhos”, destaca José Richa Filho, secretário estadual da Infraestrutura e Logística. O terminal, por exemplo, respondeu pela movimentação de 12,2 milhões de toneladas de soja, de um total de 15,4 milhões de toneladas produzidas no Paraná.
Airton Maron, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), destacou que o resultado foi fruto de uma série de ações para ampliar a competitividade do terminal. Dentre as medidas adotadas, ao longo de 2011, estiveram melhorias das operações, recuperação de equipamentos, dragagem emergencial, bem como aproximação das autoridades de Paranaguá com os operadores e com as agências reguladoras.
“O próximo passo é começar a investir, para expandir. Em breve vamos licitar as obras de repotencialização do corredor de exportações, que permitirão dar um salto ainda maior”, destacou o superintendente.
De acordo com Alfredo Matthiesen, presidente do CAP (Conselho da Autoridade Portuária) do Porto de Paranaguá, representante da SEP (Secretaria Especial de Portos) no Conselho, o terminal está mais dinâmico com a nova administração. “Aumentou a integração dos atores do setor portuário. A credibilidade cresceu e os exportadores hoje estão mais seguros de usar as instalações e os serviços do porto de Paranaguá”, destacou.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/aquaviario/24095-agricultura-do-pr-passa-por-paranagua ; acesso em 05/02/2012.

Um comentário:

Jehan disse...

mt boa reportagem nota 10.