Páginas

23 fevereiro, 2012

Cinco carreiras de destaque em logística [Apics]

Segundo a empresa de talentos Wanted Analytics, mais de 49.000 empregos na cadeia de suprimentos e gestão de operações foram publicadas on-line nos últimos três meses, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Michael Koploy, do blog Software Advice, apresenta o que ele considera as cinco carreiras que mais crescem no ramo da logística e as habilidades necessárias para ser bem sucedido.
Analista de planejamento de demanda. Este profissional alinha os níveis de estoque para a demanda do produto. O papel exige uma análise quantitativa, sendo a matemática uma ferramenta muito útil. Experiência com empresas de software de planejamento de recursos é um plus, assim como conhecimento da cadeia de suprimentos e gestão de operações e certificações.
Gerente de compras. Estes profissionais tem a responsabildiade de negociar com fornecedores e monitorar seus desempenhos. Capacidade de análise cuidadosa e habilidades de negociação são desejados, assim como experiência em cadeia de suprimentos e gestão de operações, estatística, marketing e vendas.
Supervisor de centro de distribuição. É o gestor do armazém e visa garantir que o centro de distribuição seja organizado e eficiente. O papel atualmente não exige certificações avançadas, mas uma compreensão dos princípios da cadeia de suprimentos é recomendada.
Consultor de cadeia de suprimento. Esses profissionais trabalham com muitos clientes para resolver problemas e melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos. Formação em economia, engenharia e gestão da cadeia de suprimentos são requisitos desejáveis, podendo abrir portas para funções de gestão da cadeia ou de posições em empresas de consultoria independentes.
Serviços terceirizados de logística (3PL) - Gerente de desenvolvimento de negóciosAtuando em  3PL (operadores logísticos), esses trabalhadores impulsionam novos negócios e gerenciam relacionamentos com clientes. Conhecimentos básicos de centrais de abastecimento, conceitos de gestão da cadeia, bem como experiência de mercado são importantes para esta carreira. Uma compreensão de vendas ou gestão de contas também é útil.

Fonte: Informativo Apics - The association for operations management, Vol. 12, N. 4, 21/02/2012. Tradução própria.

Nenhum comentário: