Páginas

28 abril, 2010

SEP implanta Projeto Porto Sem Papel em Santos [Portal Logweb]

A SEP – Secretaria de Portos da Presidência da República deu início no dia 8 de abril à implantação do PSP – Projeto Porto Sem Papel (PSP) em Santos. O Diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luis Fernando Resano, informou que ocorrerão treinamentos específicos para cada anuente, objetivando prepará-los para atuar no sistema.
Segundo Resano, a implementação do módulo Cadastro do PSP a fim de estruturar a base de dados inicial do sistema acontecerá neste mês. Em junho serão iniciados os treinamentos para o módulo Concentrador, onde haverá troca de mensagens entre os agentes marítimos e os órgãos anuentes. “Quando o PSP estiver consistente e todos estiverem treinados, passaremos para o sistema eletrônico”, afirma.
O diretor presidente da CODESP, José Roberto Serra, destacou que o PSP propiciará um “salto de qualidade no setor portuário, contribuindo para o desenvolvimento logístico do Porto de Santos”.
Hoje, as agências marítimas utilizam fac-símile e e-mail para acionar os atores envolvidos na operação portuária, emitindo inúmeros formulários e exigindo a execução de ações que representam meios de trocas não otimizados, excesso burocrático, aumento de tempo de realização e acréscimo do custo operacional.
O PSP informatiza os procedimentos e integra, na medida em que promove a comunicação de dados entre os agentes intervenientes no processo portuário, eliminando o trâmite de 112 documentos, em diversas vias, e 935 informações em duplicidade junto às seis autoridades anuentes (Polícia Federal, Anvisa, Delegacia da Receita Federal, Vigiagro e Autoridade Portuária), preservando todos os seus aspectos inerentes ao sigilo e a segurança das informações nele produzidas. Isso irá reduzir em média 25% o tempo de estadia dos navios nos portos.
Nos próximos meses, a SEP fará o mesmo treinamento no Porto de Vitória e Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Logweb; disponível em http://logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjMwNTM= ; acesso em 13/04/2010.

Nota: A notícia acima complementa o post "FIESP sediou seminário Porto Sem Papel na quarta-feira, 31/03 [Agência Indusnet FIESP]" de 13/04, ou seja, trata do início da implantação da sistemática anteriormente apresentada.

Nenhum comentário: