Páginas

15 abril, 2010

Selecionadoras de pedidos


A separação de pedidos é uma das principais atividades realizadas num armazém ou centro de distribuição. Entre os principais equipamentos de aplicação nestas tarefas estão as selecionadoras de pedidos, utilizadas para separação de produtos dentro da área de estocagem, estas máquinas elevam o operador juntamente com os garfos até o local de estocagem, garantindo segurança, eficiência e produtividade. Nesta empilhadeira, o operador executa o comando acomodado em uma cabine que se eleva junto com a plataforma de carga ou garfos, para estocar ou retirar os itens requisitados.
De acordo com especialistas do setor, o alto custo do metro quadrado de áreas para construção e locação de armazéns dentro das capitais do país e nas regiões metropolitanas, o crescimento da produção e a velocidade exigida na colocação de produtos industrializados no mercado tornam o manuseio das selecionadoras de pedidos dentro de armazéns o principal desafio logístico das empresas.
Estas máquinas devem ser usadas em um sistema de logística onde os SKU (stocking keep unit – Unidade de estocagem) serão fracionados ao longo da cadeia de distribuição e que provavelmente haja uma rotina de seleção de itens do tipo B e C (da curva ABC).
Há basicamente quatro tipos de selecionadoras:
(a) Selecionadora de pedidos horizontal: máquina que só serve para fazer seleção ao nível zero (palete no chão). Geralmente esta operação é feita com paleteiras com operador a bordo, seja ele de lado, frontal ou atrás. A fim de maximizar o tempo, na maioria das vezes estas máquinas são usadas com garfos longos, permitindo, assim, a seleção de dois paletes no mesmo traçado, ou seja, o operador entrará no mesmo corredor apenas uma vez para selecionar produtos para dois pedidos. Usando isto, geralmente se ganha 50% de produtividade. Sempre neste tipo de operação deverá ser usado o conceito de homem embarcado em pé, pois isto eliminará a situação de fadiga ao longo do dia após inúmeros embarques e desembarques da máquina. A condição geral no mercado ainda é a situação de uso de paleteiras manuais de garfo simples (seleciona apenas um pedido por vez), causando no operador três pontos de fadiga: o esforço de selecionar as mercadorias, o de deslocar o carrinho e o de freá-lo.
(b) Selecionadora de baixo nível: máquina que serve para selecionar nível zero (chão), mais níveis 1 e 2 dependendo da altura da estanteria.
(c) Selecionadora de alto nível: máquina que serve para selecionar a até 10 m de altura, dependendo da configuração solicitada. A mesma poderá ser guiada por um sistema mecânico de trilhos guia ou então um sistema de guia indutiva mais elaborado. Neste tipo de máquina também existe a elevação auxiliar dos garfos.
(d) Selecionadora trilateral: máquina que, além de permitir a seleção a de até 16.000 mm, em alguns casos, é a única que também faz a colocação e a retirada de paletes em corredores com, no máximo, 2 m de largura.
Segundo Guilherme Gomes Martinez, gerente de locação e vendas de empilhadeiras da Bauko Máquinas, não se pode esquecer que:
- A colocação e a retirada de paletes no sistema com máquinas do tipo A sempre deverão ser feitas com máquinas de garfos simples, além da necessidade de uma máquina retrátil para abaixar os paletes ao nível zero;
- Para o uso das selecionadoras do tipo B e C deverá ser dimensionado algum tipo de máquina para suprir a entrada e saída de paletes nos corredores de seleção;
- Para o uso das selecionadoras do tipo B, C e D sempre deverá adicionar a altura de 1.500 mm, pois nos folhetos das máquinas sempre são consideradas as medidas de elevação da plataforma do operador e, erroneamente, as pessoas esquecem-se de adicionar a altura do operador para chegar à altura real de seleção;
- A seleção que era feita antigamente com a colocação de uma gaiola nos garfos de uma empilhadeira e elevando, assim, o operador para fazer a seleção, além de ser totalmente improdutiva (pois usa no mínimo dois operadores – um em cima e outro embaixo), também está em desacordo com a Norma Regulamentadora 18.

Fonte: Adaptado de Portal Logweb (Com selecionadoras de pedido, o picking é bem feito); disponível em http://logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjMwMDY= ; acesso em 06/04/2010.

Foto: Toyota Material Handling Mercosur; disponível em http://www.bt-brasil.com/bp/Trucks/ProductRange/OrderPickingTrucks/info_order_picking_trucks_hidden.htm ; acesso em 06/04/2010.

Consulta de Normas Regulamentadoras: http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/default.asp

Nenhum comentário: