Páginas

18 abril, 2010

SC avança na criação do Centro de Referência em Logística em Itajaí [Notícias Online - Sistema FIESC]

O projeto de implantação de um Centro em Referência em Logística na cidade de Itajaí detalhado dia 13 ao presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, e ao gerente do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, Bernd Hellingrath. A instituição alemã é parceira do SENAI/SC no desenvolvimento dos recursos didáticos, na capacitação dos especialistas catarinenses e elaboração de pesquisas. O Centro de Referência em Logística está sendo construído anexo à unidade do SENAI em Itajaí e deve ser concluído no segundo semestre. Com ele, o SENAI/SC vai ampliar a oferta educação profissional na área de logística, com cursos de qualificação, técnicos e superiores. O novo centro vai contar com um armazém-modelo, simuladores e tecnologias de ponta como WMS e RFID.
O instituto Fraunhofer irá apoiar o centro de referência com a concessão de materiais didáticos produzidos por especialistas alemães. A parceria também contribui para o desenvolvimento das competências aplicadas na educação profissional e nos serviços de consultoria oferecidos pelo SENAI/SC a empresas brasileiras. Desde o início do mês especialistas do Instituto Faunhofer estão aplicando novas metodologias para melhorar a logística de empresas catarinenses. O atendimento é feito em conjunto com os profissionais do SENAI, que assim assimilam o know how alemão e depois poderão replicar o conhecimento em outras empresas.
- O Brasil precisa achar meios de reduzir os custos com transporte de carga, pois estudos mostram que os problemas dessa área representam mais de 25% dos custos dos produtos. E o Centro de Referência será uma grande oportunidade do SENAI/SC espalhar pelo Brasil a importância da logística - ressaltou o presidente da FIESC, Alcantato Corrêa.
- Ainda estamos fazendo os primeiros treinamentos, mas pela quantidade de empresas atendidas e pelos projetos de consultorias podemos ver que esse projeto terá sucesso. Notamos que Santa Catarina é uma terra fértil para implementar essas melhorias em logística - afirmou o gerente do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, Bernd Hellingrath.
Nos próximos três anos de parceria serão desenvolvidos projetos de consultoria em lean manufacturing (produção exuta), planejamento do transporte e distribuição, layout e simulações de funcionamento de fábricas e depósitos e ainda consultoria para escolha de aplicativos e equipamentos de logística. Os serviços vão atender empresas e portos de todo o país.
A parceria prevê ainda o apoio na elaboração de propostas de projetos de pesquisa, intercâmbio entre os dois países e missões técnicas. Para o coordenador no Brasil do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, Hannes Winkler, os alemães podem aprender com a agilidade e criatividade dos brasileiros, assim como os brasileiros podem trabalhar melhor e com mais eficiência ao utilizar uma maior padronização.
- Na Alemanha, em função dos altos custos, as empresas precisam ter a maior eficiência possível para sobreviver no mercado. E acredito que muitas empresas brasileiras ainda podem melhorar nessa área - afirma Winkler.

Fonte: Notícias Online - Sistema FIESC; disponível em http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/informativo/show/id/30/idc/320/temp/0 ; acesso em 18/04/2010.

Nenhum comentário: