21 dezembro, 2009
Logística reforça estrutura para demanda maior de fim de ano
Os Correios trabalharão em regime de horas extras, enquanto empresas como a JadLog, que deve chegar a um volume 85% maior, incrementou a frota e contratou temporários. Já a DHL Express, prevê um período de envios acima do que foi verificado em 2008, também impulsionado pelo e-commerce.
Fonte: Adaptado do Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/ ; acesso em 11/12/2009.
Nota: Assim como em outros tantos setores da economia, as atividades logísticas atingem (ou até ultrapassam) sua capacidade de atendimento nos últimos meses do ano, exigindo grande atenção das equipes de planejamento (antevendo e quantificando tais necessidades) e operação (realizando em condições diferentes das rotineiras).
16 dezembro, 2009
Intermodal South America 2010
Serviço:
Intermodal South America – Feira Internacional de Transporte, Logística e Comércio Internacional
06 a 08 de abril de 2010, das 13 às 21 horas
Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo – SP
Informações: www.intermodal.com.br
Contato: intermodal@ubmbrazil.com.br ou (11) 4689-1935
Fonte: Site do evento; disponível em http://www.intermodal.com.br/ ; acesso em 16/12/2009.
14 dezembro, 2009
Fusão Pão de Açúcar e Casas Bahia - Aspectos logísticos
Entre as áreas aboradas, atenção para a estrutura logística, cujo texto transcrevo abaixo:
"As empresas também divergem na área de logística. O Pão de Açúcar e o Ponto Frio terceirizam toda a sua operação de distribuição de produtos, formada por um universo de 160 transportadoras e 1,3 mil veículos. A Casas Bahia faz o oposto. Tem mais de três mil veículos próprios, entre caminhões, carretas e automóveis. Atualmente, há uma ociosidade de 40% nessa estrutura. Para cada caminhão, existem três funcionários trabalhando, todos da empresa. Segundo analistas, a tendência é que prevaleça, nesse caso, o modelo Pão de Açúcar."
Fonte: Revista IstoÉ Dinheiro, "O que um vai ensinar para o outro"; disponível em http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/636/o-que-um-vai-ensinar-para-o-outrogestao-de-custos-158277-1.htm ; acesso em 14/12/2009.
13 dezembro, 2009
Chuva compromente semana das empresas de transporte [SP]
Consequentemente, as entregas foram adiadas ou não foram bem-sucedidas. Segundo ele, por conta de hoje, as entregas da semana toda foram comprometidas. " Esta semana, o atendimento será fora do normal, com atraso na devolução de encomendas " , avisou. O impacto negativo se dá, principalmente, no varejo, em uma época de forte demanda, por conta do Natal.
Questionado sobre possíveis multas por conta dos atrasos na entrega de mercadorias, Pelucio explicou que as empresas de transportes de carga terceirizadas não são multadas por atrasos. Ele ainda informou que a entidade deve fazer um levantamento, ao final desta semana, para mensurar os prejuízos nas empresas causados pelas chuvas em São Paulo.
Quem também lamentou os prejuízos causados pelas chuvas foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo (Sindimoto), Aldemir Martins. " Os motociclistas foram muito afetados " , afirmou.
Segundo ele, por volta de 14h20, quase 40% das entregas estavam atrasadas. Isso afetou os pedidos realizados pelas empresas, que caíram 60%, somente hoje. " A verdade é que não adianta pedir porque não temos como entregar."
Geralmente, quando há pouca chuva, os motociclistas levam vantagem porque conseguem contornar o trânsito, mas Martins disse que o mesmo não acontece quando a chuva é forte e há pontos de alagamento na cidade.
" Neste caso, o sindicato orienta os motociclistas a não trabalharem, por conta do risco de acidentes e doenças, como gripe, já que os trabalhadores ficam expostos à chuva " , explicou. " Estamos até trabalhando em uma proibição de trabalho aos motociclistas, em situações como esta " .
Até o início desta tarde, o Sindimoto já contabilizava 20 acidentes envolvendo afiliados à entidade. Esse número já foi maior. " Houve dia de forte chuva em que contabilizamos 150 acidentes envolvendo motociclistas " , lembrou.
Fonte: Portal Webtranspo, acesso em 11/12/2009.
Nota: Além de todos os fatores que impactam as atividades de distribuição, como restrições de horários de trânsito de veículos, vias congestionadas, entre outras, vemos que a previsões meteorológicas também devem ser levadas em consideração no planejamento das operações logísticas.
06 dezembro, 2009
A "boléia" do futuro
01 dezembro, 2009
Robôs paletizadores
Esses podem ser aplicados para paletização e despaletização, encaixotamento e desencaixotamento, distribuição e empilhamento de paletes gerais de manuseio de materiais. A paletização pode ser feita para caixas, sacos, fardos, baldes, entre outros.
Entre suas vantagens, cita-se: eliminam problemas ergonômicos com os operadores (redução de riscos), trabalham em três turnos por dia, sem intervalos, aumentando a produtividade, formam paletes perfeitos com boa estabilidade e boas condições para embalagem e transporte (redução de danos).
Alguns dos fornecedores desses equipamentos são: Elettric 80, Filling & Pack, Sidel, Magnoflux, Sunnyvale, SEE Sistemas, Pavax, Ulma.
Fonte:
1. Texto adaptado da Revista Logweb, edição 92, "A tecnologia robótica a favor dos processos logísticos".
2. Foto: site do fabricante Sidel (http://www.sidel.com/).
19 novembro, 2009
O varejo como exemplo de tecnologia
Nesta semana, a revista Época Negócios traz matéria sobre as 50 empresas hi-tech do Brasil, sendo que a reportagem inicia citando a mesma loja.
"A arquiteta Emília Salvador nunca deu muita atenção ao programa de fidelização de clientes do grupo Pão de Açúcar. Sentia até uma pontinha de irritação toda vez que a caixa do supermercado que frequenta, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, lhe fazia a pergunta que virou mantra na rede: “É cliente Mais?”. Desde meados de setembro, entretanto, Emília encontrou uma utilidade para seu cartão de fidelidade e essa mudança está diretamente relacionada a uma nova tecnologia.
O Pão de Açúcar instalou em sua loja-conceito do Shopping Iguatemi, onde testa novidades, um sistema chamado Personal Shop. Funciona assim: depois de se identificar numa tela sensível ao toque, na entrada do supermercado, o consumidor pega um coletor de dados e começa suas compras. No lugar de retirar a mercadoria da prateleira e colocá-la no carrinho, ele apenas aponta o aparelho para o código de barras e registra o produto. O coletor monta, então, sua lista de compras e ainda mostra na tela sugestões de ofertas, receitas relacionadas aos produtos escolhidos – que podem ser enviadas por e-mail, pela rede wi-fi –, e também um mapa da loja.
Finalizada a compra, basta entregar o coletor ao caixa e fazer o pagamento. Os produtos podem ser entregues em casa, se o cliente morar num raio de quatro quilômetros do Shopping Iguatemi, ou retirados algumas horas depois. Se preferir, pode levar na hora. O Pão de Açúcar ainda não sabe se o serviço será estendido, como gostaria a empresária Adriana Aiach, frequentadora de uma loja da rede na Zona Oeste de São Paulo, mas já tem claro como essa tecnologia evoluirá. “O próximo passo será substituir os coletores pelos celulares dos próprios clientes, que ainda funcionarão como meio de pagamento”, afirma Hugo Bethlem, vice-presidente-executivo do Pão de Açúcar.
Tecnologias que mudam a forma como as pessoas fazem coisas corriqueiras, como as compras no supermercado, ou aquelas muito inovadoras, que transformam processos de negócios, nascem geralmente em laboratórios e centros de pesquisa, mas só ganham força quando as empresas resolvem apostar e as colocam na rua. Foi o que fez o Pão de Açúcar e é o que fazem, em maior ou menor grau, as 50 companhias que integram a primeira edição do levantamento Empresas mais Hi-tech, de Época NEGÓCIOS."
A matéria completa pode ser acessada em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI97322-17453,00-EMPRESAS+HITECH.html
16 novembro, 2009
Centro de Excelência em Logística e Transportes - UFMG
O Centro de Excelência integra a Rede Latino-Americana de Inovação Tecnológica em Logística, composta por vários centros dedicados ao desenvolvimento de pesquisa em planejamento e gestão de logística em cadeias de abastecimento. Pioneiro no Brasil, o Centro de Excelência surgiu de parceria com a Fundação Lógyca, de Bogotá, Bolívia, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.
Segundo Nilson Tadeu Ramos Nunes, chefe do departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG, o objetivo em criar aqui um centro para este tipo de pesquisa é trazer estudos em processo no exterior para a realidade brasileira e, mais especificamente, mineira.
Entre as atividades previstas estão a capacitação de alunos e professores da área de logística da UFMG, o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, e projetos de extensão com apoio da iniciativa privada. Pesquisas como uso de radiofrequência para controle de estoque e carga, e novos materiais (contêiner biodegradável, por exemplo), pretendem aprimorar os processos dentro das cadeias de abastecimento e torná-las mais sustentáveis.
Adaptado de Universia Brasil; http://www.universia.com.br/noticia/materia_dentrodocampus.jsp?not=49785 ; acesso em 16/11/2009.
12 novembro, 2009
Maior avião de carga do mundo pousa no Aeroporto de Cabo Frio (Portal G1)
O avião, considerado o maior cargueiro do mundo, chegou da Noruega trazendo dois helicópteros EC225 que darão apoio logístico às plataformas de petróleo da Bacia de Campos.
Os helicópteros são de grande porte, com capacidade para 22 pessoas e pesam em torno de 15 toneladas. Cada um é avaliado em torno de US$ 25 milhões.
Segundo Flavio Kauffmann, representante do Antonov no Brasil, o AN-124 é considerado o maior avião de transporte do mundo. Em tamanho, ele só é superado pelo AN-225, que não é cargueiro. Ele foi projetado para transportar o Buran, ônibus espacial russo.
O AN-124 foi desenvolvido para transportar cargas pesadas que jamais poderiam ser transportadas por aviões de carga convencionais, como o Boeing 747.
De acordo com a Operadora Costa do Sol, que administra o aeroporto, a operação foi executada em apenas duas horas. Às 8h30, o Antonov decolou de volta à sua base.
Fonte: Portal G1; disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1375347-5606,00-MAIOR+AVIAO+DE+CARGA+DO+MUNDO+POUSA+NO+AEROPORTO+DE+CABO+FRIO.html ; acesso em 12/11/2009.
Nota: Embora a notícia acima não trate especificamente de armazenagem ou movimentação interna de materiais, vale o registro da operação de transporte envolvendo um equipamento de capacidade de carga acima do usual.
10 novembro, 2009
Substituição de equipamentos devido ao Protocolo de Montreal
Desde 1987 regula-se a produção e o consumo de produtos destruidores da camada de ozônio, sendo sua principal meta acabar com o uso dos 15 tipos de CFC fontes de destruição do O3.
Sabendo que a logística está presente em praticamente todos os setores da economia, fica evidente que este tratado tem suas consequências nas atividades e equipamentos de movimentação e armazenagem.
Por isso, o governo federal criou o PBH (Programa Nacional de Eliminação dos HCFCs) que visa auxiliar as empresas do setor de equipamentos de refrigeração e transporte frigorificado no abandono dos HCFCs no seu processo de produção.
Mais informações a respeito da linha de crédito para substituição dos atuais equipamentos podem ser obtidos junto ao Protocolo de Montreal Brasil, no site http://www.protocolodemontreal.org.br/ .
Fontes: Wikipédia; Portal Webtranspo: “Protocolo de Montreal” beneficia fabricantes de transporte frigorífico, acesso em 10/11/2009; Protocolo de Montreal Brasil.
08 novembro, 2009
Logística da Fórmula 1
04 novembro, 2009
Logística em primeiro plano
"Foi-se o tempo em que a logística era relegada ao segundo plano. Hoje ela é tão imprescindível dentro de uma empresa que os serviços ligados ao transporte e à distribuição de seus produtos estão cada vez mais estruturados e segmentados. Nos últimos 15 anos, surgiu um bom número de empresas de logística com elevado grau de especialização no manuseio de cargas - especialmente as chamadas cargas sensíveis: medicamentos, equipamentos médico-hospitalares e alimentos perecíveis, entre outros. O sistema de armazenagem da Natura tornou-se referência mundial e, não raro, a empresa recebe executivos estrangeiros interessados em conhecer de perto suas operações. A Souza Cruz é outro exemplo que atrai um bom número de visitantes internacionais, por possuir equipamentos sofisticados e de última geração em termos de tecnologia da informação."
A reportagem aborda operações logísticas especializadas, como as realizadas pela Cold Express na distribuição de picolés da Kibon; da Luft que armazena e movimenta desde bolsas Louis Vuitton até implantes ortopédicos, cateteres e medicamentos; e da AGV na distribuição de vacinas por todo o país.
Outra reportagem da mesma edição aborda a valorização dos profissionais com formação em logística devido aos ganhos (em especial, a redução de custos) obtidos com sua atuação.
As reportagens na íntegra podem ser acessadas através do endereço:
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/630/especial-logistica-155135-1.htm
Boa leitura!
02 novembro, 2009
Terceirização da logística no varejo
O objetivo da companhia, que possuía 13 filiais antes de abrir franquias, é fechar 2009 com 30 unidades, sendo que a Martin-Brower fará todo o trabalho de compra dos alimentos, a manipulação e a entrega para as lojas, o que antes era feito em uma central da rede em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A parceria já possibilitou uma economia de 3% a 5% em gastos com a área.
De acordo com Ricardo José, sócio diretor do Griletto, a rede paulista irá abrir unidades em outros estados da Região Sudeste e já está negociando no nordeste. "Para suportar esse crescimento precisávamos de uma estrutura logística forte e achamos que era o momento de fazer algo mais profissional, usar a expertise que eles já têm na área", afirma. Em 2010, a rede quer chegar a pelo menos 50 restaurantes, sendo que já fechou contrato de oito lojas.
O executivo explica que algumas grandes redes de fast-food já atuam com operadores logísticos terceirizados, já que o setor precisa ter grande confiabilidade na entrega para não ocorrer ruptura ou perdas. Ainda foram feitas algumas modificações na cadeia de fornecimento: agora, a batata congelada é comprada do mercado externo, aproveitando a cadeia da Martin-Brower, o que acaba por reduzir custos. O mesmo aconteceu com as embalagens utilizadas nos restaurantes, agora fornecidas pela empresa.
O varejo de vestuário é outro segmento que tem procurado terceirizar sua logística, já que precisa ter uma eficiente estrutura de armazenamento e entregas, para ter sempre novidades nas lojas. A rede TNG, de moda feminina e masculina, afirma que tem interesse em terceirizar seu CD e o maior número de áreas secundárias, como de tecnologia, contabilidade e recursos humanos, o que ajudaria a manter foco no negócio e na expansão das lojas, já que estão refazendo seu planejamento e estudam a abertura de unidades em cidades menores e a adoção de um novo modelo para expandir, como o de franquias, em 2010. Hoje, possuem 800 pontos-de-venda, incluindo lojas, outlets e multimarcas.
"Há dois anos fizemos um levantamento, e resultou que não valia a pena financeiramente, mas temos essa intenção. Tudo o que pudermos, vamos terceirizar para nos concentrarmos no negócio e desenvolver produtos", diz o presidente da rede, Tito Bessa. A rede atua com transportadoras para fazer entregas, não tem frota própria, e acaba de terceirizar a área de TI.
O executivo afirma também que este ano chegou a fechar quatro lojas e fazer substituição de pontos, em busca de outros que tivessem um retorno maior. Até o fim do ano, deve abrir outras quatro unidades, uma em Manaus (AM), duas na cidade de São Paulo e uma outra no interior paulista. Outra meta é, nos próximos anos, reformar todas as lojas.
A empresa varejista de roupa masculina YMAN - Yachtsman, com mais de 30 lojas, também está passando por um grande processo de reestruturação, e, recentemente terceirizou sua operação logística. De acordo com a empresa, "o objetivo é melhorar a comunicação entre toda a rede, o controle de estoque, vendas e recebimento de mercadorias", prevendo obter redução dos custos por meio do ganho de escala.
O Grupo Linx, especializado em produtos e serviços para o varejo, confirma uma maior procura de redes pela terceirização, tanto que seu braço na área, chamado de Linx Fast Fashion, é o que mais cresce dentro da empresa. Hoje a empresa faz a operação logística da YMAN e atende marcas como Camisaria Colombo, Zara e Chicco.Segundo Alberto Menache, diretor do Grupo, já tiveram que adotar um CD maior, e devem partir para outra expansão em breve: o CD de 7 mil m² passará a ter 12 mil m². "Sabemos de redes que têm uma economia de até 30% atuando com um operador logístico. Queremos dobrar o número de clientes em 2010", diz.
Fonte: Portal Webtranspo. Disponível em: http://www.webtranspo.com.br/modais/logistica/13219-varejistas-voltam-a-apostar-em-terceirizacao-da-area-logistica.html . Acesso em 25/10/2009.
Nota: Mesmo tendo ocorrido crescimento significativo do mercado de terceirização logística nos últimos anos, ainda há espaço para a intensificação destes serviços, seja no atendimento de novos clientes ou mesmo de outros setores da economia.
29 outubro, 2009
28 outubro, 2009
Novo modelo de atendimento no varejo
Em agosto, o Pão de Açúcar implantou em sua loja do Shopping Iguatemi (São Paulo) um serviço exclusivo para seus clientes do Programa Mais, chamado de Personal Shop.
Na entrada da loja, o cliente se depara com um totem circular com um monitor touch screen, no qual estão disponíveis os coletores, os quais possibilitam que o comprador registre as suas compras através de leitura óptica.
Na primeira compra, o cliente deve se dirigir até o Totem Personal Shop e, com a presença de um funcionário da loja, efetuar o seu cadastro, digitando o seu CPF e a senha que irá usar quando utilizar o sistema. Uma vez cadastrado, nas próximas vezes o usuário deve apenas digitar o CPF na tela touch screen; selecionar se vai querer receber as compras em casa, se vai retirá-las mais tarde ou levá-las naquele momento.
Através dos coletores, além de fazer a leitura dos produtos que está adquirindo, sem precisar sequer tirá-los das prateleiras, o comprador pode acessar um histórico de compras anteriores, bem como verificar as ofertas do dia e até mesmo encontrar o produto desejado através de um mapa da loja exibido na tela do coletor.
Para optar pelo delivery, o usuário precisa confirmar o endereço ao sistema, já que apenas os clientes que moram em um raio de 4 km da loja podem usufruir este serviço. Confirmado o endereço, o coletor é liberado para que o usuário vá às compras. Caso ele não opte pela entrega em domicílio, a liberação é automática.
Fonte: Adaptado do Portal Logweb. Texto na íntegra disponível em: http://logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjE5NTk= . Acesso em 28/10/2009.
21 outubro, 2009
Operação de empresa atacadista - Jornal da Globo
20 outubro, 2009
PELT 2020 - Programa Estadual de Logística e Transporte - PR
Fonte: Boletim CREANET N.245 (CREA-PR).
15 outubro, 2009
Estudo realizado em almoxarifado de instituição pública
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR450303_8218.pdf .
06 outubro, 2009
F1: um dia de corrida, mais de 250 de preparação

Destaco a seguinte informação: "Para o transporte e a movimentação de quase 1.000 toneladas de equipamentos envolvidos no evento, são utilizados mais de 70 caminhões, 50 empilhadeiras e paleteiras e cerca de 300 profissionais (operadores, engenheiros, coordenadores e técnicos). São mais de 500 horas ininterruptas de trabalho e vários veículos de apoio para executar toda a operação."
A matéria completa está disponível em: http://logweb.com.br/index.php?urlop=materia&nid=NTAx .
Fotografia do site G1: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/Fotos/0,,GF75875-15011,00.html#fotogaleria=5