Páginas

13 dezembro, 2009

Chuva compromente semana das empresas de transporte [SP]

A chuva que atingiu a capital paulista desde a madrugada até o início da tarde desta terça-feira [08/12] provocou forte impacto nas empresas de transportes de carga, especialmente as de cargas fracionadas. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Francisco Pelucio, "a frota ficou parada e os caminhões que saíram não chegaram".
Consequentemente, as entregas foram adiadas ou não foram bem-sucedidas. Segundo ele, por conta de hoje, as entregas da semana toda foram comprometidas. " Esta semana, o atendimento será fora do normal, com atraso na devolução de encomendas " , avisou. O impacto negativo se dá, principalmente, no varejo, em uma época de forte demanda, por conta do Natal.
Questionado sobre possíveis multas por conta dos atrasos na entrega de mercadorias, Pelucio explicou que as empresas de transportes de carga terceirizadas não são multadas por atrasos. Ele ainda informou que a entidade deve fazer um levantamento, ao final desta semana, para mensurar os prejuízos nas empresas causados pelas chuvas em São Paulo.
Quem também lamentou os prejuízos causados pelas chuvas foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo (Sindimoto), Aldemir Martins. " Os motociclistas foram muito afetados " , afirmou.
Segundo ele, por volta de 14h20, quase 40% das entregas estavam atrasadas. Isso afetou os pedidos realizados pelas empresas, que caíram 60%, somente hoje. " A verdade é que não adianta pedir porque não temos como entregar."
Geralmente, quando há pouca chuva, os motociclistas levam vantagem porque conseguem contornar o trânsito, mas Martins disse que o mesmo não acontece quando a chuva é forte e há pontos de alagamento na cidade.
" Neste caso, o sindicato orienta os motociclistas a não trabalharem, por conta do risco de acidentes e doenças, como gripe, já que os trabalhadores ficam expostos à chuva " , explicou. " Estamos até trabalhando em uma proibição de trabalho aos motociclistas, em situações como esta " .
Até o início desta tarde, o Sindimoto já contabilizava 20 acidentes envolvendo afiliados à entidade. Esse número já foi maior. " Houve dia de forte chuva em que contabilizamos 150 acidentes envolvendo motociclistas " , lembrou.

Fonte: Portal Webtranspo, acesso em 11/12/2009.

Nota: Além de todos os fatores que impactam as atividades de distribuição, como restrições de horários de trânsito de veículos, vias congestionadas, entre outras, vemos que a previsões meteorológicas também devem ser levadas em consideração no planejamento das operações logísticas.

Nenhum comentário: