Páginas

28 novembro, 2010

Brasil pode integrar trilhos na América do Sul [Portal Webtranspo]

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) divulgou, nesta semana, que uma série de medidas sendo tomada para viabilizar a integração ferroviária entre o Brasil e os países vizinhos, como a Argentina.
Após encontro com empresários brasileiros e argentinos, em Buenos Aires, Maria Luisa Leal, diretora da entidade, informou que "a Argentina tem ações concretas para revitalizar e fortalecer o setor ferroviário, capacidade produtiva, conhecimento setorial e um marco regulatório que favorece a área”.
A reunião serviu também para demonstrar a metologia utilizada pelo Brasil para efetivar a integração produtiva com o país, em todos os setores, que obedece a dez passos. Entre eles estão reuniões preliminares com as empresas, instituições e representantes dos governos dos dois países interessadas em fazer negócios.
No caso do Brasil, essas instituições são o BNDES, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. No setor de autopeças, já ocorreu uma reunião em agosto no Brasil, e outra está marcada para fevereiro, para um novo passo em relação a projetos do setor.
Para o setor de máquinas agrícolas dos dois países está marcada uma reunião, no mês que vem em Porto Alegre (RS). Na área de lácteos e derivados, será realizado encontro em dezembro, também na capital do Rio Grande do Sul. Já no setor aeronáutico, há um compromisso para iniciar contatos no sentido de identificar oportunidades concretas de integração.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/20422-brasil-pode-integrar-ferrovias-com-vizinhos-?utm_source=Zartana&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=News+n+722&utm_content=israel_grudtner%40hotmail.com&utm_term=20422 ; acesso em 21/11/2010.

Nota: Trata-se de um projeto complexo, mas que pode ser significativo para elevar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do Brasil.

Nenhum comentário: