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21 novembro, 2010

"Contribuição" da logística nos resultados do Carrefour no Brasil

As práticas de logística de muitas das grandes redes de supermercados são consideradas como exemplo para outros setores da economia. Inclusive, o varejo tem destacada participação na associação ECR Brasil. Porém, nem mesmo o desenvolvimento dos processos e a constante evolução tecnológica impede completamente a ocorrência e falhas, ou seja, ainda existe bastante a ser feito.
A edição da revista Exame de 03 de novembro de 2010 traz uma reportagem intitulada "A mágica acabou" que trata da descoberta de uma inconsistência de R$420 milhões nos resultados da operação brasileira do Carrefour. A mesma reportagem fala de alterações no comando da empresa e algumas das ações adotadas por esta nova liderança; desta transcrevo uma parte: "Sob essa nova estrutura, Fazzio [diretor superintendente do Carrefour no Brasil] começou a passar um pente-fino na operação. Seu alvo principal até agora tem sido as ineficiências logísticas, que ficaram claras nas recorrentes perdas de estoque nos últimos meses. Enquanto os centros de distribuição ficavam abarrotados de produtos que chegavam a estragar, parte das gôndolas dos supermercados permanecia vazia. O desajuste se devia-se a má comunicação entre a sede e os gerentes das lojas, que até alguns anos atrás atuavam de maneira independente. 'Os gerentes ainda mantêm algumas algumas decisões sobre compras e não se entendem com os centros de distribuição", diz um consultor especializado em varejo. 'O resultado é um índice de falta de produtos nas prateleiras que chega a ser o dobro do dos concorrentes'. Em setembro, o executivo Luis Ricardo Pedro, ex-Bertin e Pão de Açúcar, foi contratado como diretor de logística, no lugar de Túlio Bolzoni."

Referências: A Mágica Acabou; Revista Exame, edição de 03/11/2010.

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