Páginas

01 agosto, 2010

Intralogística quer mais espaço no País [Portal Webtranspo]

Da grande empresa ao pequeno escritório. É neste universo que a logística interna, mais conhecida como intralogística, pode ser aplicada. Ao menos está é a opinião de Eduardo Banzato, diretor da Movimat (Feira da Intralogística – Movimentação, Armazenagem, Embalagem de Materiais e Tecnologia da Informação e Serviços).
Segundo o executivo, aproximadamente 25% das atividades de uma corporação estão relacionadas a este tipo de operação, sejam as executadas em fábricas, centros de distribuição, armazéns e até escritórios.
“Muitas pessoas, quando ouvem o termo ‘logística’ logo o associam a caminhões e grandes movimentações. Poucas vezes uma empresa, independente de sua área de atuação, se dá conta de que a logística interna precisa ser aprimorada, seja para a movimentação de documentos, produtos ou armazenamento de matéria-prima, por exemplo”, afirma.
Banzato destaca também o ganho de competitividade. “Uma intralogística bem estruturada se converte em lucro, já que permite um planejamento mais apropriado, o manuseio correto e a melhor gestão de estoques resultando em ganhos – em termos de estocagem, por exemplo – de até 80%, pois a empresa consegue utilizar de forma mais apropriada o espaço e as ferramentas que dispõe”, explica.

Mercado
Questionado sobre o potencial de mercado, o executivo destaca que as projeções são as melhores. “É um nicho em franca expansão, já que poucas empresas já despertaram para a necessidade de controlar seus processos internos”, pontua.
“Algumas empresas não têm informações e por isso acabam buscando uma coisa que não é o ideal. Por exemplo, uma empresa que não possui muito espaço mas que demanda uma boa área para armazenamento pode buscar por esteiras deslizantes – otimizando o uso do espaço. Porém, por não conhece essas soluções perdem em competitividade por limitar suas operações aos sistemas mais comuns”, garante.
Outro ponto destacado é o crescimento do País como fator impulsionador para esta fatia de mercado. “O País está crescendo e, com isso, as empresas têm percebido a necessidade de buscar as melhores soluções para atender seus clientes e, assim, muitas percebem que a intralogística pode beneficiar seus negócios”, pontua.
Entretanto, o executivo ressalta que mesmo com tanto potencial a o setor precisa superar alguns obstáculos. “Precisamos vencer o fato de ainda sermos um nicho ‘desconhecido’, é necessário difundir esta prática no mercado”, conclui.
Para isso, a Movimat tem um papel fundamental. A feira apresenta as principais novidades de serviços, tecnologia e produtos para suprir a demanda. O evento começa na próxima quarta-feira, 3 [de agosto], e será realizado até o dia 6. O encontro será realizado no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, localizado na rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site www.feiramovimat.com.br.

Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/logistica/19038-intralogistica-quer-mais-espaco-no-pais ; acesso em 01/08/2010.

Nenhum comentário: