Páginas

25 agosto, 2010

CREA-PR e entidades entregam PELT 2020 aos candidatos a governador [Informativo CREA-PR]

Nesta segunda-feira, 16 [de agosto], os candidatos ao governo do Estado, Osmar Dias e Beto Richa, participaram de um evento promovido pela FIEP [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] no CIETEP, onde apresentaram seu plano de governo e responderam a perguntas formuladas por um público formado por mais de 200 pessoas, entre empresários, industriais, lideranças, autoridades e estudantes, entre outros.
Pouco antes das explanações, o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, entregou aos candidatos em mãos um exemplar do Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná - PELT 2020, diagnóstico inédito e completo da infraestrutura e logística no Paraná desenvolvido pelo CREA-PR, FIEP-PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot - PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
O estudo avalia as condições nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas, cujo planejamento deve buscar ações imediatas para solucionar as deficiências nos modais de transporte.
Richa e Dias também receberam do presidente da FIEP, Rodrigo Rocha Loures, a Agenda da Indústria para o Desenvolvimento Inovador e Sustentável do Paraná – 2011/2014, que apresenta as prioridades da indústria para os próximos anos com foco nos pontos crédito, fomento e incentivos fiscais, infraestrutura e energia, educação e capacitação e inovação nas empresas.
Entre os diversos tópicos que pautaram as falas dos candidatos, estava a necessidade da renovação dos quadros técnicos do Paraná. “Temos que partir para a profissionalização, abrangendo desde o ensino médio ao superior, instalando escolas técnicas nos municípios tendo como norte a vocação de cada região”, disse Osmar Dias. “É inadmissível perder o conhecimento da mão de obra formada no Estado, por isso precisamos oferecer condições do profissional exercer sua formação acadêmica e colaborar com o Paraná atuando em sua área”, completou Richa.
Entre as principais demandas do Estado levantadas pelo PELT 2020 estão a nova ligação ferroviária entre Guarapuava e Paranaguá, as duplicações rodoviárias entre Ponta Grossa e Apucarana, entre Medianeira e Cascavel e entre Cascavel e São Luís do Purunã, a implantação de infraestrutura viária para a expansão das atividades nos portos paranaenses, e a ampliação de pistas nos aeroportos Afonso Pena na Região Metropolitana, José Richa em Londrina e Sílvio Name Junior, em Maringá.

A versão completa do material pode ser acessada no site do CREA-PR - http://www.crea-pr.org.br/.

Fonte: Informativo CREA-PR; edição de 20/08/2010.

Post relacionado: PELT 2020 traz diagnóstico da logística e infraestrutura do Paraná [Informativo CREA-PR]

Nenhum comentário: