Páginas

30 agosto, 2010

Aspectos de segurança na movimentação de materiais

A segurança na movimentação de materiais não está restrita aos itens que integram os equipamentos, mas também aos treinamentos oferecidos e a disciplina operacional de seus usuários.
Atualmente, as empilhadeiras são projetadas para oferecer um bom nível de segurança nas atividades de movimentação de cargas, assim como considerando aspectos ergonômicos de operação, sendo disponibilizados acessórios como protetor do operador, encosto de carga, cinto de segurança, plaquetas de identificação, sensor de assento do operador, sistema de acionamento do sentido de deslocamento via pedal, controle de mastro, sincronizador de direção e nivelamento de garfo.
Até mesmo a cor do equipamento pode ser utilizada como recurso para garantia da segurança. Por exemplo, a NR 26 (Norma Regulamentadora do MTE) disciplina a utilização de cores, onde a cor amarela está associada ao sentido de "cuidado", sendo aplicada em equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes rolantes, entre outros.
Por outro lado, os fabricantes e distribuidores atuam na conscientização dos operadores e daqueles que atuam no mesmo ambiente. Este trabalho inicia na escolha do equipamento certo para cada operação, sendo verificados o tipo de piso, existência de rampas, altura de portas, largura dos corredores, quantidade de turnos, etc.
Escolhido o equipamento, o momento da entrega também é muito importante. Alguns fornecedores oferecem treinamentos em desvio comportamental e segurança na operação conforme a NR 11, APR (Análise Preliminar de Risco) nas atividades operacionais e de manutenção.
Em resumo, existem diversos riscos associados a operação dos equipamentos de movimentação de cargas, o que traz sobre o operador uma grande responsabilidade. Utilízação de tecnologia, treinamento e conscientização são importantes ferramentas na busca pela operação segura destes equipamentos.

Fonte: O texto elaborado a partir de matéria da Revista Logweb, edição 101, "Segurança na movimentação e armazenagem: o que as empresas oferecem".

Fotografia: Maxxilog (http://www.maxxilog.com.br/logistica_empilhadeira.htm).

Nenhum comentário: