Páginas

10 maio, 2010

Reendereçamento [Artigo Revista Intralogística]

Com qual frequência você deve reendereçar sua instalação? Se você está se perguntando isso, provavelmente não está fazendo no tempo correto. Embora não exista regra geral quando se trata de reendereçamento, é preciso ser feito regularmente, de acordo com a frequência de giro de SKUs no seu CD.
A percepção de que o endereçamento é uma atividade estática não é real, pois na verdade ela é muito dinâmica. Todo SKU possui um ciclo de vida, ganha popularidade, atinge seu ponto máximo e depois cai. Você não pode simplesmente endereçar uma vez e manter pelos próximos dois anos.
Para determinar quando você deve reendereçar, observe os ciclos naturais para seus SKUs, linhas de produtos ou fornecedores. Por exemplo, se você recebe uma nova linha de produtos, pode ser um bom momento.
O segredo para um bom endereçamento é o equilíbrio de três objetivos: índice de separação mais rápido, frequência de reposição mais baixa e uso maximizado do espaço [destaque nosso]. O problema é que esses objetivos se conflitam.
Para conseguir equilibrá-los, você poderia criar uma rota de separação muito efetiva colocando apenas um item em cada local, para que os separadores possam percorrer os corredores, retirar os itens das prateleiras e os embalar em tempo recorde. Mas isso significa que os locais de separação precisariam ser reabastecidos todo tempo, diminuindo os ganhos que teria com uma separação mais rápida. Da mesma forma, você poderia preparar um ambiente onde você não precisa fazer muita reposição, mas as grandes áreas de separação consumiriam todo seu espaço e fariam com que sua produtividade diminuísse.
Já que você não pode otimizar as três áreas, você precisa encontrar o melhor equilíbrio delas. Por exemplo, numa comparação entre custo mensal por metro quadrado e custos de mão de obra, se os custos por metros quadrados são altos, é preferível liberar alguma densidade para garantir um curso de separação mais rápido.
Por último, uma vez determinado o melhor equilíbrio, lembre-se que sem um reendereçamento regular, você perderá os benefícios que alcançou quando o maximizou inicialmente. Para continuar obtendo benefícios, é preciso manter-se atualizado.

Fonte: Newsletter Revista Intralogística; disponível em http://www.revistaintralogistica.com.br/pecas/003/artigos_noticia.php?p=135&l=6 ; acesso em 15/04/2010.

Nenhum comentário: