Páginas

30 maio, 2010

Gerenciamento de estoque em farmácias hospitalares [Trabalho acadêmico]

Segue abaixo o resumo de estudo realizado sobre a gestão de estoques em farmácias hospitalares. Assunto que, na minha opinião, merece especial atenção dado que insumos hospitalares e medicamentos são produtos de elevado valor comercial e inadequações no planejamento e controle de estoques podem levar ao excesso de material (com custos desnecessários) ou a sua falta (com riscos à saúde daqueles que necessitam da sua utilização).

O título do trabalho é Gerenciamento de Estoque em Farmácias Hospitalares - Estudo de gastos: Hospital Público x Hospital Privado, de autoria de Bruno de Assis Alves, Lívia Caroline Oliveira Dias, Lucas Felipe de Ambrósio Ribeiro e Wanderson Alves de Siqueira Conceição, da FATEC – São José dos Campos.

Resumo: Insumos hospitalares e os medicamentos estocados nas farmácias possuem um custo elevado. Sabemos que no setor da saúde, principalmente em hospitais, os recursos estão cada vez mais escassos, o que obriga aos gestores desses estabelecimentos uma busca por novas metodologias de controle. No caso desse estudo, que foi realizado com farmácias hospitalares, buscamos uma redução dos custos de medicamentos em estoques, evitando assim desperdícios com medicamentos fora de seu prazo de validade. Este artigo apresenta uma análise logística do controle de estoques de duas farmácias de hospitais distintos, um público e outro privado enfocando as formas de controle do estoque, além da relevância do trabalho de programas específicos para uma maior economia. Para tanto, estudou-se pela análise ABC o grupo dos medicamentos de preços mais elevados , que perderam sua validade no estoque hospitalar. Além da análise ABC também foram utilizadas outras teorias logísticas como Ponto de Pedido e Lote Econômico de Compras, para melhoria do gerenciamento de estoques. Na realização desse estudo foram utilizados coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamento documental e observação não participante.

O artigo na íntegra pode ser solicitado ao Bruno, pelo e-mail bruno1886@gmail.com .

Nenhum comentário: