Páginas

09 março, 2010

Reeducação é a melhor forma de reduzir perdas no processo logístico [Portal Logweb]

As principais causas de perdas e danos ao longo da cadeia logística, seja por falta de instrução ou por prazos extremamente curtos para a execução das tarefas, são os erros humanos, segundo mapeamento realizado pela AHM Solution (Fone: 11 5908.5850), consultoria que presta treinamentos para Operadores Logísticos, a fim de que reduzam eventuais perdas, e ajuda indústrias a extrair mais valor de suas cadeias de suprimentos.
Afonso Henrique Moreira, sócio da empresa de consultoria, afirma que isso acontece porque cargas frágeis são, geralmente, transportadas junto a outras mais resistentes. E o pior é que, além das perdas com produtos frágeis, muitas vezes elas são de alto valor agregado, o que só aumenta o prejuízo das empresas.
Moreira aponta que um detalhe ainda pouco observado é a satisfação ou insatisfação dos clientes finais, quando recebem produtos perfeitos ou danificados. “As empresas envolvidas no processo devem considerar, em casos de danos à carga, os custos de devolução, retrabalho, envio de técnicos e até bloqueios de pagamentos na cadeia toda, ou seja, para o fabricante ou distribuidor, transportador e outros prestadores de serviços”, adverte.
Além disso, ele lembra que o fato de toda operação estar coberta por um seguro traz uma falsa sensação de conforto aos envolvidos no processo. Falsa porque em casos de sinistro, as seguradoras investigam o ocorrido e o segurado pode ter que esperar até 60 dias para ser indenizado. “Por isso, acreditamos que tanto as seguradoras quanto as transportadoras deveriam investir em tecnologia e treinamentos de manuseios adequados, que podem gerar uma fenomenal economia para todos”, argumenta.
Principal causa apontada pela AHM Solution para perdas no processo logístico, os erros humanos, de acordo com Moreira, acontecem por conta do hábito operacional, que acaba expondo os produtos a riscos nem sempre observados, mesmo que eles estejam sinalizados nas próprias embalagens. Por isso, a solução mais indicada para se reduzir perdas no processo logístico está nos treinamentos, bem como nas comunicações e tecnologias que monitorem os procedimentos e garantam a qualidade dos produtos.
“Acreditamos que a forma eficaz para redução de custos é reeducar as pessoas nos aspectos da importância de executarem suas tarefas com cuidado, assim como adotar equipamentos e dispositivos que possam controlar essas políticas de treinamento”, aponta o sócio da consultoria, revelando que, nesse sentido, a AHM Solution também oferece uma linha que envolve produtos para prevenção de danos em embalagens e equipamentos, além de outros para gerenciamento de veículos de frota.
De acordo com ele, estes produtos visam ao monitoramento durante manuseio e operação para eliminar qualquer tipo de procedimento inadequado. Assim, quando um cliente utiliza os indicadores de impacto Shockwatch no transporte de copiadoras, por exemplo, o objetivo é inibir qualquer tipo de excesso de impacto e vibração, para que a copiadora chegue em perfeitas condições até o cliente final.
O mesmo ocorre quando um fabricante de pneus deseja eliminar o excesso de manutenção preventiva e colisões da sua frota de empilhadeiras. “Nossos equipamentos, além de monitorarem constantemente a operação dos veículos, informam aos responsáveis pela administração, em tempo real, como tem sido o desempenho de cada empilhadeira e de cada operador”, detalha.
A linha de produtos para embalagens – observa Moreira – inclui desde simples indicadores auto-adesivos para o monitoramento de impactos, temperatura e inclinação, que são descartáveis, até registradores de vibrações, impactos, temperatura, umidade e pressão atmosférica.
Os equipamentos de gerenciamento, por sua vez, são instalados em veículos como empilhadeiras, transpaleteiras, rebocadores, etc., e servem para monitorar o comportamento dos operadores para inibir excessos de velocidade e impactos, entre outras ocorrências e usos inadequados. O principal objetivo do sistema é o aprimoramento do desempenho dos operadores, bem como oferecer uma visão analítica da utilização dos veículos, manutenções e análises de tempo para execução.
 
 Fonte: Portal Logweb; disponível em http://logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjI3ODI= ; acesso em 27/02/2010.

Nota: Conforme já escrevemos anteriormente, e citado na matéria acima pelo Sr. Afonso Henrique Moreira, o treinamento é fundamental para a redução de perdas nos processos logísticos. Podemos ir até um pouco mais longe, concluindo que tal preparação deve englobar desde o pessoal de operação (o chamado chão de fábrica) até seus gestores e planejadores. Em resumo, quanto mais preparo, melhores resultados.

Nenhum comentário: