Páginas

25 junho, 2015

Brasil recebe evento dedicado à sustentabilidade na cadeia de suprimento [Maxpress]

A iniciativa Together for Sustainability (TfS) (Juntos pela Sustentabilidade) liderada por 13 empresas da indústria química; AkzoNobel, Arkema, Basf, Bayer, Clariant, Henkel, DSM, Eastman, Evonik, Lanxess, Merck, Solvay e Wacker, realizou um evento de fornecedores em São Paulo.
O evento contou com palestras dos principais executivos do setor, além do painel de discussão "Criação de Vantagens Competitivas e Sustentáveis na Cadeia de Suprimento Global", mediada pela jornalista Rosana Jatobá.
A iniciativa foi criada em 2011 por seis empresas químicas multinacionais, com o propósito de desenvolver e implementar um programa de auditoria global para avaliar e aprimorar as práticas de sustentabilidade dentro das cadeias de suprimento da Indústria Química. Em todo o mundo, as empresas-membro do TfS já realizaram mais de 8 mil avaliações e auditorias.
O TfS tem como objetivo desenvolver e implementar um programa global de engajamento de fornecedores, incluindo aspectos ecológicos e sociais. Com isso, agora, os fornecedores participantes terão que preencher um formulário em vez de múltiplos questionários com informações relevantes sobre sustentabilidade fornecidas a todos os compradores, ao invés de realizarem avaliações ou auditorias de sustentabilidade separadas com cada um desses fornecedores.
A iniciativa se baseia nas boas práticas e se aproveita de princípios estabelecidos - tais como o Pacto Global das Nações Unidas (UNCG) e a Carta Mundial de Cuidado Responsável - bem como as normas desenvolvidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional para Padronização (ISO), Responsabilidade Social Internacional (SAI) e outros.
Desde sua fundação, a participação na iniciativa mais do que dobrou, foram definidos 32 critérios de auditoria e mais de 290 auditores foram qualificados. Além disso, o TfS pretende ampliar seu número de membros com o tempo.
De acordo com Ruediger Eberhard, presidente do TfS, a iniciativa planeja estabelecer referências na cadeia de suprimento que podem englobar os pilares da sustentabilidade e gerar ganhos relevantes a longo prazo para as empresas e seus fornecedores.
“Nosso objetivo é a aquisição responsável de bens e serviços, como também, a melhoraria das normas ambientais e sociais de fornecedores da indústria química em todo o mundo", afirmou.

Nenhum comentário: