05 maio, 2014

Conheça os cuidados para um basculamento correto e seguro [Brasil Caminhoneiro]

Marcelo Marques/FotoRepórter/AE - Boa Vista, RR - 2010
Os acidentes envolvendo basculamentos são incomuns, mas impactantes. O mais recente deles aconteceu no dia 28 de janeiro deste ano [2014] e causou a morte de cinco pessoas. Na ocasião, um caminhão derrubou uma passarela na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ) ao trafegar com a caçamba levantada. [A foto ao lado é de um acidente semelhante ocorrido em Boa Vista - RR em 2010.] O acontecimento colocou em pauta as boas práticas de basculamento e as medidas que devem ser tomadas para evitar que casos como este se repitam. A melhor prevenção é entender, primeiramente, de que maneira o sistema funciona.
De acordo com o Gerente de Engenharia da Rossetti, Fábio Soave, o sistema de basculamento aproveita a energia produzida pelo motor do veículo por meio da tomada de força (sistema de engrenagens ligado ao câmbio do veículo), para girar a bomba hidráulica e mandar óleo para os cilindros. A operação, que sempre deve ser realizada com o veículo parado, consiste em pisar na embreagem e ligar a tomada de força e a bomba hidráulica, fazendo com que a caçamba suba. Para abaixá-la, desliga-se a tomada de força e a bomba hidráulica.
O acionamento da bomba e da tomada de força é feito de forma pneumática ou elétrica. “Como o sistema sempre foi considerado muito simples, ainda encontramos montagens antigas que não contam com dispositivos de segurança contra acionamentos acidentais, tais como uma trava, sistema duplo de acionamento, entre outros”, explica Soave. Hoje, tanto a tomada de força quanto a bomba hidráulica possuem botões ou alavancas com duplo acionamento, que impedem o basculamento acidental.

Fonte (texto): Brasil Caminhoneiro; disponível em http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/V4/implementos/conheca-os-cuidados-para-um-basculamento-correto-e-seguro; acesso em 02/05/2014.




Nenhum comentário: