Páginas

23 fevereiro, 2010

Perspectivas para 2010, 2011, 2012, ...

Embora já tenham se passado quase 2 meses de 2010, ainda vale falar sobre as perspectivas para este ano, mesmo porque muitos dizem que o ano só inicia realmente após o carnaval. Além disso, especula-se que os bons ventos esperados para 2010 repitam-se nos próximos anos.
Pois bem, passada a pior fase da crise internacional iniciada em 2008 (pelo menos é o que dizem muitos especialistas), o País prepara-se para retomar, ou até ultrapassar, índices anteriores de crescimento. Tal otimismo baseia-se, principalmente, no PAC (Programa de Acelereção do Crescimento) e na realização de dois importantes eventos nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
A revista Logweb de dezembro de 2009 destacou as expectativas de diferentes setores voltados à logística, onde se apontaram dificuldades encontradas nos últimos anos e propostas para que o setor alcance os níveis de desenvolvimento desejados.
Na opinião de diversos especialistas e representantes do setor, o Brasil ainda apresenta muitos impedimentos como malha ferroviária limitada, rodovias em más condições de conservação e com capacidade esgotada em vários trechos, necessidade de melhorias nos portos, matriz de transportes desbalanceada, entre outros. Em suma, a infraestrutura logística do País não atende às projeções de crescimento do País. Tal percepção corrobora com matéria da revista Istoé Dinheiro de janeiro de 2010, onde a infraestrutura é colocada como um dos desafios a serem superados pelo Brasil para atingir tais níveis de crescimento.
Dadas as dimensões dos desafios a serem superados, sabe-se que o Poder Público tem grande responsabilidade nas melhorias necessárias, em especial nos investimentos na infraestrutura e ajustes nas legislações pertinentes.
Por outro lado, cabe também aos profissionais da logística a sua contribuição na pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, investimento em qualificação da mão de obra, análise e melhoria nos processos logísticos visando ganhos de eficiência e eficácia nos serviços prestados.
Concluindo, muito necessita ser feito e cada um deve sentir-se responsável por uma parcela desta tarefa para que possamos alcançar os resultados desejados para os próximos anos. Não bastarão as perspectivas; será necessário muito empenho e criatividade para tornar em realidade nossas expectativas.

Referências:
- Revista Logweb, edição 94, dezembro/2009;
- Revista Istoé Dinheiro, edição 641, janeiro/2010.

Nenhum comentário: