Páginas

04 janeiro, 2009

RFID - Utilização da tecnologia em livrarias

A Livraria Byblos, localizada em Lisboa – Portugal, é considerada a maior daquele país e a primeira do mundo a integrar RFID em todas as suas vertentes operacionais, transformando-se em referência mundial para o setor livreiro.
O sistema funciona da seguinte maneira: todos os livros que chegam à Byblos recebem um reader – espécie de identificação eletrônica – e, desde então, passam a ser controlados por radiofreqüência. O cliente escolhe seu produto pelo terminal, imprime a localização e retira o livro no local indicado. No caixa, a leitura é feita automaticamente pelo RFID, que dá essa informação ao software de PoS (Point of Sale) e registra a venda. Na saída, após o pagamento, o sistema já identifica que o livro foi vendido e não o acusa nas antenas antifurto localizadas na porta da loja. Cada livro tem um chip com todos os dados do produto, como valor e entrada no estoque.
Outra inovação é a estante robotizada, que tem capacidade para 60 mil livros. Busca-se na estante o livro que pretende adquirir e ela entrega os volumes.
No caso do inventário, o inventariante utiliza o leitor para ler a prateleira e os livros – dessa forma, associa os livros à prateleira, fazendo o correto controle de inventário da livraria. Como o inventário e a localização dos produtos são realizados em tempo real, os clientes, por meio de um dos 40 quiosques espalhados pela livraria, sabem exatamente a localização dos mais de 150.000 itens distribuídos pela Byblos.

Nota:
As informações acima constam no artigo “Livraria Byblos é referência em uso de RFID”, publicada no Jornal Logweb, edição 82, de dezembro/2008.
Mais um exemplo de utilização da tecnologia RFID, comprovando a abrangência desta que, com aplicações nas mais diferentes áreas e organizações, tem apresentado resultados positivos na gestão e movimentação de materiais.

Um comentário:

Congresso RFID disse...

Israel,
Muito bom ver reportagens sobre RFID no seu blog. Talvez você tenha interesse em divulgar o Congresso Brasileiro de RFID, que está na sua segunda edição e traz como tema principal neste ano de 2011, a Internet das coisas. O evento acontecerá em Búzios entre os dias 18 e 21 de outubro e promove uma ação com blogueiros e tuiteiros que inclui inscrição e hospedagem de graça para quem divulgar melhor o evento nas redes sociais. Veja: http://rfidinternetdascoisas.com/blogueiros_tuiteiros/