24 fevereiro, 2015

Por que a Logística é importante nas organizações? (artigo)

Compartilho com vocês o artigo de Jannieli Moraes Lima (jannielimoraes@hotmail.com) sob o título "Por que a Logística é importante nas organizações?".
 
Resumo
Este artigo irá relatar a importância e o crescimento da logística nas organizações. Sabemos que não há como uma empresa sobreviver sem a existência da atividade logística, pois a organização para ter sucesso em suas operações necessita de um bom nível de serviço logístico para viabilizar a aquisição de matéria-prima e a entrega dos produtos aos clientes. Apresenta opiniões de autores renomados na área de Logística como forma de fundamentação das idéias expostas. Um dos resultados mais importantes deste estudo é a compreensão da importância logística para as empresas, concluindo que a empresa sem a logística estará indo em direção ao fracasso.

Palavras chave: Logística; Empresas; Operações; Estratégia.

1. Introdução
De acordo com Olívio (2013, p.15), a logística existe desde os tempos mais antigos. Nas guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos já se utilizavam da logística. As batalhas eram longas e nem sempre ocorriam próximas de cidades ou centros de abastecimento. Por isso, era preciso que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar e ainda se deslocassem por grandes distâncias.
A logística é o único meio pelo qual as empresas conseguem realizar o seu ciclo operacional de forma completa e eficaz, é através das operações logísticas que uma empresa pode alavancar sua lucratividade e credibilidade no mercado, pois para conquistar a confiança dos clientes, é importante que uma empresa possua operações de logística com excelência e competência.
Conforme Olívio (2013, p. 15), a logística trata de planejamento, organização, controle e realização de tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.
 
2. A evolução da logística nas empresas
A posição em que a Logística se encontra atualmente, é bem diferente da logística de alguns anos atrás, onde as atividades desta área eram limitadas apenas a um simples setor, de forma isolada e sem visão estratégica de mercado.
Conforme Ballou (2014, p. 18), as atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Hoje as empresas devem realizar estas mesmas atividades como uma parte essencial de seus negócios a fim de prover seus clientes com os bens e serviços que eles desejam.
O ganho de destaque nas organizações começou a partir do momento em que foram observados os ganhos de redução de custos que o bom gerenciamento logístico proporciona para as empresas.
De acordo com Fleury et al. (2012), um grupo de mudanças econômicas vem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não mais como uma simples atividade operacional, um centro de custos, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta gerencial, fonte potencial de vantagem competitiva.
3. Considerações finais
Atualmente para as empresas modernas, a logística deixou de ser um simples setor que resolve problemas, e passou a ser a mais importante área empresarial para dar sustentação às operações mais importantes e decisivas da empresa.
A visão das empresas em relação à Logística transformou-se num processo que não se limita ao passado, mas caminha em direção a uma constante evolução mercadológica, através de uma visão mais estratégica.
Por tanto, a logística é importante nas organizações, por proporcionar operações de forma completa e eficaz, visando melhoria contínua nos processos e a constante redução de custos das empresas.
 
Referências
OLÍVIO, Rodolfo L.F. Logística na cadeia de suprimentos: Técnicas, ferramentas e conceitos / São Paulo: Saint Paul Editora, 2013.
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física- 1. Ed. – 29. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2014.
FLEURY, Paulo Fernando (Org.) et. al. Logística empresarial: a perspectiva brasileira / 1 ed. – 15 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012. – Coleção COPPEAD de Administração.
 
PS: Você tem um artigo ou notícia interessante sobre logística? Publique no Armazena e Movimenta! Envie seu material para o nosso e-mail: armazenaemovimenta@hotmail.com .

Nenhum comentário: