04 setembro, 2014

Estudo da UPS revela as melhores práticas de exportação para o setor [MundoLogística]

O The UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI), o mais recente estudo encomendado pela UPS e conduzido pela RGX Global Export Network, pesquisou as principais pequenas e médias empresas (PMEs) na América Latina, analisando as melhores práticas do segmento para exportação. O relatório revela fatores importantes para o sucesso, incluindo a importância da parceria com um provedor de logística multifuncional, realização de pesquisas, aproveitamento dos incentivos existentes e implementação de preços competitivos.
Os oito principais países pesquisados ​​no estudo incluem Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru. O relatório destaca as seguintes metodologias utilizadas pelas PMEs de sucesso:
Escolher o parceiro correto de logística
A maioria dos entrevistados indicou a importância de escolher as soluções de logísticas adequadas para atender às exigências dos compradores internacionais. A parceria com um parceiro de logística que tem recursos internacionais e experiência comprovada em gestão de cadeia de suprimentos, incluindo corretagem, implementação de transporte multimodal e contratos de logística, entre outras soluções, permitirá que as PMEs aumentem o seu negócio. Além disso, podem construir cadeias de abastecimento mais eficientes, gerenciar as exigências aduaneiras e estruturas tributárias que se aplicam às exportações, que são consideradas pelas PMEs barreiras para seu crescimento internacional.
Planejamento e Pesquisa
Como estratégia para entrar em novos mercados de exportação, a maioria das PMEs entrevistadas realizou alguma forma de análise de pesquisa para avaliar oportunidades de negócios. O BMEI descobriu que a maioria das PMEs criou um departamento interno dedicado, especificamente, à gestão de exportações dentro de sua organização. Além disso, como forma de minimizar os custos e aproveitar os recursos existentes no mercado, a maioria dos participantes da pesquisa firmou uma parceria com entidades do setor público e privado para obter os dados da indústria.
Descontos e preços competitivos O BMEI descobriu que descontos e preços competitivos são uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de produtos. A maioria dos entrevistados observou que oferece descontos com base no volume comprado e realização de pedidos antecipados. Os descontos promovem incentivos adicionais para a fidelidade do cliente e compras futuras. 
Certificação de produto
De acordo com o BMEI, a fim de conduzir os negócios de exportação com sucesso, a maioria das PMEs obteve certificações de produtos de entidades externas, para gerenciar padrões de qualidade de produtos e oferecer serviços de valor agregado. Certificações do produto ajudam a atestar o cumprimento das exigências de vendas para os seus produtos nos mercados locais e estrangeiros.
Financiamento
O estudo indicou que as PMEs que precisam de financiamento privado podem considerar a ajuda de organizações locais de exportação que, normalmente, têm acesso a recursos financeiros respeitáveis.
Promoção e comunicação
As PMEs exportadoras de sucesso recomendam ter um intermediário no país de destino, que pode promover serviços e obter contatos para impulsionar as vendas. Além disso, estabelecer uma presença em plataformas de mídia social é considerado uma estratégia eficaz para maior promoção. A participação em conferências globais importantes pode ajudar a aumentar a exposição da marca de produtos e serviços entre o público-alvo. 
Segundo o presidente da UPS Americas Region, Romaine Seguin, as PMEs são o coração do mercado emergente econômico da América Latina, estimulando o crescimento fiscal, por meio de alcance internacional. A UPS patrocinou a pesquisa para obter uma percepção mais profunda dos comportamentos de exportação que fazem a diferença para as PMEs que querem entrar no mercado global. “O relatório destaca a importância de um processo de gestão eficaz da cadeia de abastecimento, para ajudar as PMEs a expandir seus negócios. Ao confiar na UPS para as suas necessidades de logística de exportação, as PMEs podem se concentrar em seus negócios para conquistar mercados internacionais.”
 
Fonte: MundoLogística; disponível em http://www.mundologistica.com.br/portal/noticia.jsp?id=1627; acesso em 04/09/2014.
 

Nenhum comentário: