Páginas

11 junho, 2012

Como atuar no comércio exterior no Brasil [Revista Logweb]

A edição de abril da Revista Logweb traz um ótimo artigo de Carlos Araújo (Comexblog) e Leandro Callegari Coelho (Logística Descomplicada) sobre o processo de habilitação de empresas brasileiras para atuarem com comércio exterior. De maneira simples e objetiva, os autores apresentam as regras a serem seguidas por quem deseja importar e exportar.
Abaixo, a primeira parte do artigo, sendo que o mesmo pode ser lido na íntegra no Portal Logweb:
As estatísticas oficiais indicam que o volume de importação e exportação brasileiro saltou de 50 bilhões em 1994 para 200 bilhões em 2005, ou seja, um crescimento excepcional de 4 vezes. Exportamos algo em torno de 2,7 bilhões de dólares em 1970, US$ 20 bilhões em 1980 e US$ 30 bi em 1990.
No início desta década esses valores ultrapassavam os 100 bilhões e agora já ultrapassamos os 200 bilhões de dólares. E para uma economia crescer, é necessário que novas empresas participem ativamente desse processo e que se relacionem comercialmente com os mais diversos países em diversos segmentos.
No Brasil, para uma empresa importar ou exportar, é preciso ser habilitada na Receita Federal, na Secretaria de Comércio Exterior e que isto esteja especificado em seu contrato social. Conheça a seguir todas as etapas do processo de importação e exportação. (Leia na íntegra)

Fonte: Portal Logweb; disponível em http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/28971/artigo-ed-122--como-atuar-no-comercio-exterior-no-brasil/ ; acesso em 10/06/2012.


Nenhum comentário: