10 agosto, 2009

Cada dia começa em 3 minutos

"Como a UPS mantém a pontualidade de 220 mil motoristas e empacotadores? Radiotransmissores, caminhões confiáveis e uma rede de logística em nível internacional são fundamentais, claro. Porém, os executivos têm seus próprios meios de evitar a negligência. Todas as manhãs, eles convocamos funcionários para uma reunião que dura exatos três minutos. A comunicação inicia-se com anúncios da empresa, da atualização de benefícios a boletins sobre novos softwares para os computadores de mão. Falam ainda sobre condições de tráfego ou reclamações de clientes. A reunião acaba com uma dica de segurança. O limite de 180 segundos reforça a extrema pontualidade. Caso os motoristas estejam atrasados para iniciar suas rotas, eles ganharão horas extras e entregarão menos encomendas, exatamente o que a UPS quer evitar. A prática é tão eficaz que muitos horistas agora fazem sua própria reunião de três minutos."

Fonte: Trecho da matéria "18 segredos das melhores empresas do mundo", da revista Época Negócios - julho/2009. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI80951-16642-3,00-SEGREDOS+DAS+MELHORES+EMPRESAS+DO+MUNDO.html .

Nota: Para uma empresa que tem a pontualidade como um de seus principais desafios, o uso adequado do tempo é prioridade.

Nenhum comentário: