Páginas

12 julho, 2009

Cintas para amarração e elevação de cargas


A edição de junho da revista Logweb traz uma matéria sobre cintas para amarração e elevação de cargas, apresentando os cuidados que envolvem a escolha e a aplicação de cintas e acessórios.

De acordo com a matéria, as cintas planas para elevar ou amarrar demonstram ser o meio mais indicado para minimizar os riscos relacionados ao transporte de cargas perigosas e instáveis – desde que os envolvidos estejam bem treinados e aptos para amarrar e elevar as cargas de forma correta.

O usuário deve estar atento para a utilização de cintas certificadas, conforme notas estrangeiras e a NBR 15637 (Cintas têxteis para elevação de cargas) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta determina os requisitos essenciais para projeto, fabricação e verificação para cintas planas ou tubulares utilizadas na elevação de cargas, assegurando que situações de risco sejam minimizadas.

A atenção a alguns pontos contribui para a utilização correta de cintas, aumentando a segurança da movimentação e amarração de cargas:
- Disponibilidade de instrução e treinamento;
- Respeito às especificações técnicas;
- Coerência entre especificação e condições de utilização;
- Respeito à capacidade do sistema ou equipamento de elevação;
- Verificação do balanceamento da carga;
- Não utilização de cintas avariadas ou reaproveitadas;
- Proteção das cintas contra bordas cortantes, abrasão e fricção;
- Identificação correta das especificações técnicas da cinta;
- Inspeção periódica das cintas e equipamentos.

Dados os riscos envolvidos em qualquer movimentação de cargas, cabe aos responsáveis por esta atividade o máximo de atenção e respeito ao planejamento destas tarefas e às especificações dos equipamentos e materiais envolvidos, respeitando a vida das pessoas e integridade das cargas.

Foto: http://www.cabopec.com.br/produtos/cintas/

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, depois de muitos anos lutando para homologação da norma brasileira (NBR 15637) ainda existem muitos casos onde o fabricante é extremamente irresponsável fornecendo cintas BRANCAS no mercado. As cintas BRANCAS não existem perante as normas de segurança e só devem ser utilizadas em operações onde a carga será içada apenas para carregamento e descarregamento destinado a importação, por este motivos as mesmas tem o nome de cintas ONE WAY, são usadas apenas para uma determinada operação e apos cumprir seu papel deve ser descartada.
Por outro lado, as cintas que são fabricadas no padrão de cores, além serem coloridas para facilitar a identificação das capacidade de carga, ( Violeta = 1000kg, Verde= 2000Kg, Amarela= 3000 Kg...etc)são tratadas quimicamente contra os fatores abrasivos garantindo maior vida útil e maior segurança na operação.
Acredito que este tema deveria ser tratado com maior atenção, pois se analisarmos acidentes em atividades de movimentação de cargas ocorrem a cada 8 segundos em nosso pais, ou seja, nos casos fatais são milhares de colegas de trabalho perdendo suas vidas devido a não ter conhecimento técnico do dispositivo de elevação que está utilizando.
O que percebo é que, pelo menos no Brasil, ainda tem muita gente pensando só em ganhar dinheiro e tem muita empresa que não se importa com o principio básico de fornecimentos de produtos para segurança coletiva e individual que é proporcionar que cada operação seja realizada de maneira segura em conformidade com as normas.

Parabéns pela matéria.

Marcos Luiz disse...

Sr Reinaldo boa tarde me desculpe pelo que informo mais vejo que sua informação não procede em sua totalidade.As cintas branca são de fator 5x1 ou seja cinco veses a sua capacidade de carga,e são tambem feitas nos padrôes brasileiros e confeccionadas com resposabilidades alem de testadas em ensaios de traçao para verificação de suas capacidades, eu fuim responsavel em uma empresa aqui no Rio de janeiro e atestava as cintas a unica diferença das coloridas e sua capacidade de carga que de 7x1. Agora numa coisa eu concordo cm voce a maioria das pessoas envolvidas desconhece os procedimentos sobre cintas e slings.
Por favor entre en contato comigo para conversarmos uma boa tarde.

Anônimo disse...

Olá Marcos, poderia me informar qual a norma que referem as cintas 5x1? Ouvi falar que para uma cinta ser normatizada é necessário que seja colorida, isto procede? Tenho interesse por utilizo muitas unidades e precisamos reduzir nossos custos sem perder a qualidade, claro para isto é necessário que as mesmas correspondam aos padrões de segurança exigidos.