A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados,
ônibus e motores industriais e marítimos, implantou um novo conceito de
produção para atender, com mais agilidade e flexibilidade, às demandas
dos clientes. Com o conceito batizado de High Service Level
(HSL), aplicado desde fevereiro na fábrica de São Bernardo do Campo, São
Paulo, o cliente aponta, sem restrições, a sua necessidade para o
concessionário e a Scania trabalha para atender à demanda, por meio da
área de planejamento, que verifica diariamente cada caso e flexibiliza a
produção e a logística dos pedidos.
“Havia um volume máximo de pedidos de produção pré-estabelecido, que
limitava as demandas fora do previsto. Com o HSL, a produção é sob
demanda, mas pode ser ajustada de acordo com as prioridades e
complexidades até a chegada do produto ao cliente”, explica o
responsável pela Logística da Scania na América Latina, Fábio Castello.
O conceito permite reduzir o tempo de espera entre uma operação e
outra, no processo produtivo, agilizando o atendimento dos clientes. “O
benefício imediato é o aumento da precisão no planejamento e na
eficiência do processo, que resulta em menor tempo de entrega, atendendo
no prazo, e implica, também, a melhor utilização de recursos”, explica a
coordenadora do Projeto na Scania, Bruna Fecchio.
O HSL nasceu na Suécia e a operação brasileira aperfeiçoou o
conceito, com a união de um grupo multidisciplinar, que mapeou os
possíveis gargalos no caminho, desde o pedido até a entrega. A aplicação
do HSL no Brasil foi desenhada por equipes dos próprios
concessionários, das áreas de logística, produção e planejamento, que
trabalharam juntas.
Fonte: Revista MundoLogística; disponível em http://www.mundologistica.com.br/portal/noticia.jsp?id=2181; acesso em 04/06/2015.
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