SÃO PAULO – As inovações sobre o sistema de logística da Amazon já foram
discutidos em peso quando Jeff Bezos anunciou a possibilidade de fazer entregas com drones.
Agora ele decidiu abusar dos algoritmos de previsibilidade e patenteia
um esquema que prevê que determinado consumidor vai de fato pedir o
produto antes de fechar o negócio. A patente foi registrada em agosto de
2012 e aprovada em dezembro de 2013.
Segundo o documento de registro de patente
do sistema intitulado “Antecipatory Shipping” (algo como entrega
antecipada), o mecanismo desenvolvido envolve no envio do produto a uma
determinada área geográfica enquanto o potencial consumidor avalia
comprar o produto mesmo sem dar o endereço desse consumidor (já que ele
ainda não fechou negócio). Enquanto o pacote estiver em trânsito, caso o
consumidor conclua sua compra, a Amazon então envia o endereço
específico de entrega e a entrega é feita em um tempo menor do que pelo
método de entrega atual.
A empresa tem cerca de 225 milhões de clientes em todo o mundo e arrecadaram US$ 61 bilhões em receita em 2012.
Fonte: Estadão; disponível em http://blogs.estadao.com.br/link/amazon-registra-sistema-de-entrega-antecipada/; acesso em 06/07/2015.
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