Nesta segunda-feira, dia 6 [de Dezembro], o CREA-PR promove em seu Plenário um debate sobre o Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020) com foco nos modais hidroviário e ferroviário. A mesa redonda acontecerá das 8h30 às 12h e terá a participação de profissionais da America Latina Logística (ALL), da Ferroeste e do Banco de Ideias do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP-PR).
No encontro serão analisadas as divergências técnicas referentes à questão ferroviária no Paraná, avaliando o que pode ser projetado para o futuro. "Por enquanto temos o levantamento das necessidades mais diversas, mas a proposta da reunião é chegar a um termo mais técnico para futuramente formular projetos direcionados a estas demandas", explica o engenheiro civil Paulo Nascimento, coordenador do GT Transporte do CREA-PR.
O PELT 2020 é um diagnóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas. O material foi desenvolvido em conjunto pelo CREA-PR, Federação das Indústrias (FIEP), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot - PR) e IEP e entregue em mãos ao governador eleito, engenheiro civil Beto Richa.
“O setor de transportes é fundamental para a busca do desenvolvimento econômico que, por sua vez, trará o definitivo bem estar social", diz o secretário dos Transportes e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes, engenheiro civil Mario Cesar Stamm Júnior, coordenador do PELT 2020. "A integração com entidades que contam com profissionais com expertise em produção, circulação de produtos e obras dá à sociedade o aval técnico para os projetos necessários e os dirigentes públicos e privados cumprirão o papel de agentes indutores do desenvolvimento".
Segundo o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, o PELT 2020 apresenta uma visão sistêmica, avaliando o que está proposto hoje na área de infraestrutura com um olhar voltado ao futuro. "Este completo levantamento efetuado com metodologia traz um panorama dos gargalos que o Estado possui nesta área e investimentos necessários pensando no Paraná de 2020", afirma.
Fonte: Informativo CREANET N. 304 / CREA-PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário