A ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e a CNT (Confederação Nacional do Transporte) estimam que o Brasil precisará investir aproximadamente R$ 3 bilhões anualmente nos próximos dez anos na malha de ferrovias do País. O montante seria destinado na ampliação e eliminação dos gargalos existentes.
Para Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANTF, “as ações serão realizadas em conjunto com o governo e com a sociedade, que começam ver o trem de uma forma diferenciada e a considerá-lo oportuno para um país de movimentações grandes”.
Segundo ele, nos últimos 13 anos, os empresários investiram aproximadamente R$ 30 bilhões na malha ferroviária brasileira e as perspectivas são de crescimento. Além disso, em 2012 o setor alcançará a marca de cem mil vagões e dez mil locomotivas em atividade no país. “O que fizemos foi tanto, mas parece tão pouco que ainda temos que fazer muito mais”, salientou.
Otimista, Vilaça, diz que a visão de planejamento adotada até agora para o setor de ferrovias é correta e o momento é de colocar esses planos em prática o mais rápido possível. Para ele, com o crescimento do setor de ferrovias na matriz de transporte brasileira, o Brasil dá mais um passo em direção ao desenvolvimento.
“Um país que quer ser a quinta potência do mundo precisa alterar sua matriz de transporte. E a ferrovia é, sem duvida nenhuma, o meio de transporte mais eficiente para esse volume de carga”, defendeu.
Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/20544-br-precisa-investir-r-3-bi-por-em-ferrovias? ; acesso em 28/11/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário