O presidente Luís Inácio Lula da Silva marcou para o próximo dia 30 [de novembro] a inauguração das eclusas do rio Tocantins. As obras permitem corrigir o desnível criado pela hidrelétrica de Tucuruí e devolve a navegabilidade entre os rios Tocantins e Araguaia. O projeto teve início na década de 1980, mas só agora foi concluído.
A hidrovia Araguaia-Tocantins vai facilitar o escoamento da produção no estado e deve atender principalmente ao distrito industrial de Marabá, no Sudeste do Pará, ainda em fase de construção. As eclusas permitem o deslocamento de barcos de grande porte em trechos até então considerados intrafegáveis no rio Tocantins.
A inauguração das eclusas estava agendada para o início deste mês, mas precisou ser adiada em decorrência de outros compromissos do presidente Lula. Caso a cerimônia ocorra de fato no dia 30, Lula estará cumprindo uma das obras mais prometidas e adiadas do estado, que fez parte inclusive de sua plataforma de campanha ainda nas eleições de 2002.
Fonte: Portal Ig - Último segundo; disponível em http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/lula+inaugura+eclusas+do+rio+tocantins+no+para/n1237840076090.html ; acesso em 29/11/2010.
Nota: Uma obra impressionante, que vence um desnível de 74 metros que impedia o tráfego no rio. No Google estão disponíveis várias fotos do empreendimento; basta procurar por "eclusas de tucuruí". Informações complementares podem ser acessadas no site da Agência T1, em http://www.agenciat1.com.br/3631-comecam-testes-na-eclusa-1-e-no-canal-intermediario-em-tucurui-em-fase-de-conclusao/ .
Nenhum comentário:
Postar um comentário