Projetado para ser o mais moderno porto privativo de uso misto do Brasil e um dos mais eficientes terminais na movimentação de cargas conteinerizadas da América Latina, o Porto de Navegantes iniciou operações, em outubro de 2007, sob os olhares atentos dos trabalhadores portuários de Itajaí. A implantação de um novo terminal na região, que recebeu investimentos de R$ 430 milhões, foi encarada por alguns como uma ameaça à movimentação portuária da cidade, principal pilar da economia local – tanto que um grupo de estivadores chegou a paralisar suas atividades como forma de protesto à abertura do novo porto.
Ao contrário do que se temia, porém, o novo porto não veio para competir. Veio para somar.
Em 2009, a Portonave, empresa que administra o Porto de Navegantes, registrou um faturamento de R$ 144,4 milhões, um crescimento de cerca de 73% em relação ao registrado em 2008 – R$ 83,3 milhões. O número de navios que atracou no terminal mais que dobrou, passando de 302 para 621. Foram em torno de 246 mil contêineres, número 87% superior ao do ano anterior, e 414 mil TEUs (Twenty-Feet Unit, medida internacional para contêineres de 20 pés).
A Portonave idealizou o Porto de Navegantes para ser uma solução a problemas comuns ao setor portuário, como gargalos e baixa produtividade. Com investimentos de R$ 430 milhões na construção, o terminal possui um cais com 900 metros de extensão, três berços de atracação, dez portões de acesso e estacionamento com 150 vagas para caminhões. No total, são 600 funcionários do próprio porto e 150 do terminal frigorífico da Iceport, totalizando 750. A área administrativa conta com 8.650 metros quadrados.
Os equipamentos utilizados pela Portonave atendem todos os certificados e normas vigentes nacionais e internacionais vigentes, garantindo maior segurança, agilidade e eficiência às operações portuárias. Com isso, o terminal se iguala aos principais portos do mundo em qualidade e modernidade de equipamentos. No total, tem à disposição três portêineres, utilizados na movimentação de contêineres do navio para o costado e vice-versa, dois guindastes de alta performance que podem erguer 41 toneladas, oito transtêineres, utilizados na movimentação e armazenamento de contêineres no pátio, empilhadeiras e 25 caminhões de última geração.
Fonte: Adaptado de Noticenter; disponível em http://www.noticenter.com.br/ ; acesso em 20/01/2010.
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