Na última semana de 2009, o Grupo Walmart divulgou que o montante financeiro a ser investido no mercado brasileiro em 2010 será de R$ 2,2 bilhões. Os números revelados na presença de Miguel Jorge, Ministro do desenvolvimento indústria e comércio exterior, chamaram a atenção por uma questão óbvia: trata-se do maior investimento da rede americana de varejo desde a sua entrada no País, há 14 anos. De acordo com o Grupo, serão abertas entre 100 e 110 lojas no Brasil. Um setor vital para as aspirações do Walmart neste ano também está incluso nos investimentos: o de Logística. Sem revelar a quantia destinada, a marca americana anunciou readequação na infraestrutura. Ainda segundo a empresa, os valores serão fundamentais para suportar o objetivo de crescimento no mercado nacional. No entanto, o Grupo não divulgou que parte vai para cada área ou região. Apenas revelou que o aporte envolve incremento em tecnologia de última geração e equipamentos. O propósito da empresa com o anúncio de investimentos é elevar seu faturamento, cujo valor de 2009 ainda não foi divulgado –, mas que segundo a empresa, já havia ultrapassado a cifra de R$ 17 bilhões em 2008. Gerenciando um leque de vários estabelecimentos, que vai desde hipermercados, supermercados, lojas de atacado a clubes de compras, a empresa busca expandir seus negócios com um foco principal nas classes C, D e E da população – a chamada classe média emergente –, sob as bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado). Sempre em pautaParte dos recursos envolverá o segmento de logísticaConforme relatos da empresa, a logística tem sido um dos segmentos internos que mais receberam atenção e valores da cúpula da companhia no território nacional. Ao longo do ano passado, já havia dado sinais de que para crescer precisaria organizar suas operações. Esse foi o objetivo ao inaugurar o primeiro centro de distribuição ecoeficiente na cidade mineira de Betim e mais dois em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).Para o empreendimento de 33 mil metros quadrados em Betim, o Walmart direcionou R$ 90 milhões. O CD está localizado em uma região estratégica e abastecerá as prateleiras de lojas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. No local foi aplicada tecnologia para reduzir custos com o transporte. Atualmente, o Grupo Walmart possui dez centros de distribuição no território nacional e cinco operadores logísticos de produtos perecíveis. Ao todo, o quadro de funcionários atingiu em 2009 um total de 78 mil funcionários. Um número que pode evoluir para 88 mil, se a previsão de dez mil novos empregos em 2010 for cumprida.
Em meio à divulgação de investimentos, a marca americana revelou que ampliará o programa de apoio à exportação de produtos brasileiros. De acordo com o Walmart, haverá um trabalho para elevar o número de empresas nacionais de suprimentos (atualmente são 450), que expõem seus produtos no mercado externo, como nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Canadá, Argentina, Reino Unido, El Salvador e Guatemala.
Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/modais/15657/15657.html ; acesso em 05/01/2010.
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