A revista IstoÉ Dinheiro de 08/01/2010 traz uma matéria intitulada "A ponte que falta" a respeito da fragilidade das estradas brasileiras frente às catástrofes naturais que atingiram o Brasil nas últimas semanas.
Destaco o seguinte trecho: '... Nos primeiros dias de 2010, uma longa fila de caminhões carregados de soja de Mato Grosso se formou próximo a Sorocaba, interior paulista, à espera de um sinal verde da transportadora para descarregar nos portos de Santos e São Sebastião. A ordem era aguardar o desbloqueio da Rodovia dos Tamoios, que liga a região de São José dos Campos ao litoral Norte, ou até que o sistema Anchieta-Imigrantes estivesse em condições de tráfego.
A sobrecarga de veículos nas duas rodovias fez com que o trajeto entre São Paulo e Santos - que geralmente dura 45 minutos - levasse mais de quatro horas. "O atraso na entrega nos causou um prejuízo de R$ 320 mil. Não começamos bem o ano", reclamou Eloir Creutzberger, diretor da Jetlog Logística, de Cuiabá. Problema semelhante viveu a FRZ Autopeças, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Um contêiner carregado de componentes para automóveis, que embarcaria pelo Porto de São Sebastião para a Europa, ficou preso na via Dutra. "Entre locação de contêiner, custo do frete e do navio, perdemos mais de R$ 100 mil", contou o presidente da empresa, Gerson Ferrazini.'
A matéria traz ainda dados sobre os níveis de investimento em infra-estrutura viária nos últimos, assim como opiniões e resultados de avaliações das condições das estradas do país.
Fonte: Revista IstoÉ Dinheiro; disponível em http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/640/a-ponte-que-faltaas-enchentes-e-os-deslizamentos-do-final-159749-1.htm ; acesso em 11/01/2010.
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