No post "Novo modelo de atendimento no varejo" relatei sobre matéria do Portal Logweb a respeito do sistema adotado na loja do Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Nesta semana, a revista Época Negócios traz matéria sobre as 50 empresas hi-tech do Brasil, sendo que a reportagem inicia citando a mesma loja.
"A arquiteta Emília Salvador nunca deu muita atenção ao programa de fidelização de clientes do grupo Pão de Açúcar. Sentia até uma pontinha de irritação toda vez que a caixa do supermercado que frequenta, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, lhe fazia a pergunta que virou mantra na rede: “É cliente Mais?”. Desde meados de setembro, entretanto, Emília encontrou uma utilidade para seu cartão de fidelidade e essa mudança está diretamente relacionada a uma nova tecnologia.
O Pão de Açúcar instalou em sua loja-conceito do Shopping Iguatemi, onde testa novidades, um sistema chamado Personal Shop. Funciona assim: depois de se identificar numa tela sensível ao toque, na entrada do supermercado, o consumidor pega um coletor de dados e começa suas compras. No lugar de retirar a mercadoria da prateleira e colocá-la no carrinho, ele apenas aponta o aparelho para o código de barras e registra o produto. O coletor monta, então, sua lista de compras e ainda mostra na tela sugestões de ofertas, receitas relacionadas aos produtos escolhidos – que podem ser enviadas por e-mail, pela rede wi-fi –, e também um mapa da loja.
Finalizada a compra, basta entregar o coletor ao caixa e fazer o pagamento. Os produtos podem ser entregues em casa, se o cliente morar num raio de quatro quilômetros do Shopping Iguatemi, ou retirados algumas horas depois. Se preferir, pode levar na hora. O Pão de Açúcar ainda não sabe se o serviço será estendido, como gostaria a empresária Adriana Aiach, frequentadora de uma loja da rede na Zona Oeste de São Paulo, mas já tem claro como essa tecnologia evoluirá. “O próximo passo será substituir os coletores pelos celulares dos próprios clientes, que ainda funcionarão como meio de pagamento”, afirma Hugo Bethlem, vice-presidente-executivo do Pão de Açúcar.
Tecnologias que mudam a forma como as pessoas fazem coisas corriqueiras, como as compras no supermercado, ou aquelas muito inovadoras, que transformam processos de negócios, nascem geralmente em laboratórios e centros de pesquisa, mas só ganham força quando as empresas resolvem apostar e as colocam na rua. Foi o que fez o Pão de Açúcar e é o que fazem, em maior ou menor grau, as 50 companhias que integram a primeira edição do levantamento Empresas mais Hi-tech, de Época NEGÓCIOS."
A matéria completa pode ser acessada em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI97322-17453,00-EMPRESAS+HITECH.html
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