Aconteceu em 24 de agosto de 2009, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) o workshop de lançamento do Centro de Excelência em Logística e Transportes, que funcionará no Nucletrans (Núcleo de Transporte e Logística) da Escola da Engenharia da universidade.
O Centro de Excelência integra a Rede Latino-Americana de Inovação Tecnológica em Logística, composta por vários centros dedicados ao desenvolvimento de pesquisa em planejamento e gestão de logística em cadeias de abastecimento. Pioneiro no Brasil, o Centro de Excelência surgiu de parceria com a Fundação Lógyca, de Bogotá, Bolívia, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.
Segundo Nilson Tadeu Ramos Nunes, chefe do departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG, o objetivo em criar aqui um centro para este tipo de pesquisa é trazer estudos em processo no exterior para a realidade brasileira e, mais especificamente, mineira.
Entre as atividades previstas estão a capacitação de alunos e professores da área de logística da UFMG, o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, e projetos de extensão com apoio da iniciativa privada. Pesquisas como uso de radiofrequência para controle de estoque e carga, e novos materiais (contêiner biodegradável, por exemplo), pretendem aprimorar os processos dentro das cadeias de abastecimento e torná-las mais sustentáveis.
Adaptado de Universia Brasil; http://www.universia.com.br/noticia/materia_dentrodocampus.jsp?not=49785 ; acesso em 16/11/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário