Após 18 anos no papel, o Porto de Itapoá foi inaugurado na última quinta-feira, 23. O novo empreendimento portuário do Sul do Brasil promete impulsionar a economia de Santa Catarina.
A unidade privada de uso misto, de propriedade da Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e da Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd), será destinada à movimentação de contêineres.
O novo porto, segundo o Conselho de Administração portuária de Itapoá, terá grande abrangência regional e no mercado do Mercosul e permitirá intensificar o atendimento no transporte de longo curso com a cabotagem.
A unidade também recepcionará navios de grande porte que atenderão o comércio exterior brasileiro, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e será um porto de conexão para os complexos portuários do Uruguai e Argentina.
“A concretização deste sonho foi graças ao espírito empreendedor dos acionistas e investidores, à dedicação de centenas de profissionais e ao apoio da sociedade e dos governos municipal, estadual e federal, que abraçaram o projeto, antevendo as possibilidades de desenvolvimento para a região e para o País”, comentou Hildo Battistella, presidente do Conselho de Administração.
Berço de atracação em Itapoá não imperdirá urbanização da praiaCom investimentos de R$ 475 milhões, provindos da Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e da Petros (Fundação Petrobrás de Seguridade Social), o porto possui uma ponte de acesso com 230 metros de comprimento, um cais de 630 metros de extensão, pátio com área de 136 mil metros quadrados – com expansão para 500 mil metros quadrados nos próximos anos – e nove mil metros quadrados de edificações administrativas e de apoio.
O porto catarinense movimentará 350 mil contêineres por ano. Após a conclusão das obras da segunda fase, terá capacidade para 600 mil contêineres ou um milhão de TEUs por ano.
Carga: acesso exclusivo para caminhões
O projeto de Itapoá primou pela construção e pavimentação da via de acesso entre o trevo do Barreiro (ligação com a rodovia SC-415) e o porto, passando pela Estrada Municipal José Alves (Estrada da Jaca) e ligando com a orla, por meio da rua 2.850.
Ainda em andamento, a obra terá 7,6 km de extensão e permitirá direcionar o tráfego de veículos pesados ao Porto, sem conflitos com o tráfego urbano. Para isso, a estrada já existente na região será alargada dos oito metros para 16,5 metros.
Fonte: Portal Webtranspo; disponível em http://www.webtranspo.com.br/logistica/20874-itapoa-adendo-a-logistica-catarinense ; acesso em 27/12/2010.
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